A minha Lista de blogues

quinta-feira, setembro 10, 2009

11 de Setembro de 2001



Há factos que marcam a História e as estórias de quem vive o dia a dia do planeta terra. Tinha trinta e um anos de idade. Nunca mais esqueci o sítio onde estava, quando uma colega minha recebeu uma mensagem por sms, de um amigo, que lhe escrevia, a dizer, estar a começar a terceira guerra mundial. Estava em Faro. Em formação na Escola de Hotelaria. Fez-se uma pausa nos trabalhos. No primeiro café ali perto, assisti, estupefacto, ao embate do segundo avião. O primeiro tinha, já, acabado de embater numa das Twin Towers. O sentimento foi de estupefação e angústia. Ninguém percebeu de imediato o que se estava a passar. Geoge W. Bush veio mais tarde censurar inequivocamente os ataques terroristas e declarar a Guerra ao Terror. A America ganhava um novo inimigo, agora sem rosto, depois da derrocada do comunismo lhe ter esvaziado a sua maior oposição externa. Até hoje, ninguém sabe muito bem o que aconteceu. As teorias da conspiração dispararam. Bin Laden, procurado, vivo ou morto, nunca chegou a aparecer. Quem já desapareceu, foi mesmo, George W Bush. Este desaparecimento último, foi, talvez, um pequeno passo atrás na vida de Bush. Mas foi, com toda a certeza, um enorme passo para toda a Humanidade. Neste dia, a realidade, ultrapassou, largamente, a ficção.

2 comentários:

  1. Há também em 11 de setembro um fato que não pode ser esquecido jamais: 11 de setembro de 1973 - o cruel golpe que derrubou o presidente chileno Salvador Allende.

    http://caouivador.wordpress.com/2009/09/11/11-de-setembro-de-1973/

    Cesar

    ResponderEliminar
  2. Olá César,

    Tem toda a razão. Os olhos do "ocidente" escondem por vezes outras realidades, tanto ou mais importantes, noutras partes do planeta.

    Um grande abraço
    João Martins

    ResponderEliminar