Durão Barroso foi reeleito Presidente da Comissão Europeia com o expectável apoio de Sócrates. Presumo que tendo existido essa coisa que os intelectuais designam de neoliberalismo e que muitos deles apontam como uma das principais causas do colapso económico que agora atravessamos, nunca existiram neoliberais. O predador neoliberalismo foi uma realidade. Os neoliberais uma invenção recalcada do espírito humano. A Europa votou e votou maioritariamente à direita. Em Portugal, Sócrates apoiou as políticas neoliberais de Durão Barroso com a sua escolha do inevitável "português". Alguma coisa mudou, para que se reforçasse a legitimidade do que estava e para que tudo ficasse na mesma.
Em Portugal, Sócrates, afinal nunca foi neoliberal. Aliás, sendo justo com o andamento da História Política de Portugal, Sócrates é agora um feroz crítico do neoliberalismo. O neoliberalismo é a fonte de todos os males. Sócrates desde a crise mundial e sobretudo depois da derrocada eleitoral nas eleições europeias de 2009, é um acérrimo defensor da intervenção/regulação do Estado na economia, do investimento público e do Estado Social. Só não se percebe é o apoio ao neoliberal Barroso. Mas isso dos neoliberais, são apenas fantasmas do passado. É preciso mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma. É apenas, mais uma, crise cíclica do capitalismo neoliberal. Marx afinal, em parte, tinha razão. Muito poucos aprenderam alguma coisa com a crise. A maioria não aprendeu nada.
Nota: A foto foi copiada do blogue Calçadão de Quarteira.
Amigo João,
ResponderEliminarPrecisava de lhe enviar um e-mail. Deste modo, agradecia que me enviasse um e-mail para asombraverde(at)gmail.com
Obrigado.
Um abraço.
Olá, João.
ResponderEliminarDesculpa fugir ao tema do tópico mas gostaria de te fazer aqui uma sugestão se a quiseres acolher, obviamente.
Optei pelo teu "cantinho" porque o meu espaço não tem estado vocacionado e o espírito dos últimos tópicos não ajudam ao tema.
Reporto-me ao grave acidente rodoviário que no dia de ontem vitimou 7 jovens na zona de Penafiel.
Apesar de distantes na "geografia", a tragédia a todos nos aproxima e deve envolver.
As dificuldades do dia-a-dia fazem-nos por vezes esquecer aquela que é afinal a maior "guerra" que travamos - a da sinistralidade rodoviária.
Muitas melhorias e maior consciencialização tem acontecido nos últimos anos para afinal num simples "estalar de dedos" partirem de uma só vez sete pessoas na flor da idade.
Deixo-te no final deste comentário o "link" que te levará ao vídeo da RTP e poderás recolher melhor informação noutros média.
Penso que neste momento de dor de que eu aliás não tenho memória há muitos anos, nos deve unir às familias das vítimas.
1 minuto por cada uma delas seria sempre pedir muito pouco.
Obrigada pela atenção.
Camila
http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=Acidente-em-Penafiel-mata-sete-mulheres.rtp&article=279458
Amiga Camila,
ResponderEliminarEsta lâmpada de aladino concede-lhe todos os seus desejos. Além disso, o "motivo" é mais que justificável.
Assim que tiver um tempinho faço isso.
Abraços
João