A minha Lista de blogues

quarta-feira, setembro 16, 2009

Mudar alguma coisa para que fique tudo na mesma

Durão Barroso foi reeleito Presidente da Comissão Europeia com o expectável apoio de Sócrates. Presumo que tendo existido essa coisa que os intelectuais designam de neoliberalismo e que muitos deles apontam como uma das principais causas do colapso económico que agora atravessamos, nunca existiram neoliberais. O predador neoliberalismo foi uma realidade. Os neoliberais uma invenção recalcada do espírito humano. A Europa votou e votou maioritariamente à direita. Em Portugal, Sócrates apoiou as políticas neoliberais de Durão Barroso com a sua escolha do inevitável "português". Alguma coisa mudou, para que se reforçasse a legitimidade do que estava e para que tudo ficasse na mesma.

Em Portugal, Sócrates, afinal nunca foi neoliberal. Aliás, sendo justo com o andamento da História Política de Portugal, Sócrates é agora um feroz crítico do neoliberalismo. O neoliberalismo é a fonte de todos os males. Sócrates desde a crise mundial e sobretudo depois da derrocada eleitoral nas eleições europeias de 2009, é um acérrimo defensor da intervenção/regulação do Estado na economia, do investimento público e do Estado Social. Só não se percebe é o apoio ao neoliberal Barroso. Mas isso dos neoliberais, são apenas fantasmas do passado. É preciso mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma. É apenas, mais uma, crise cíclica do capitalismo neoliberal. Marx afinal, em parte, tinha razão. Muito poucos aprenderam alguma coisa com a crise. A maioria não aprendeu nada.

Nota: A foto foi copiada do blogue Calçadão de Quarteira.

3 comentários:

  1. Amigo João,

    Precisava de lhe enviar um e-mail. Deste modo, agradecia que me enviasse um e-mail para asombraverde(at)gmail.com

    Obrigado.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá, João.

    Desculpa fugir ao tema do tópico mas gostaria de te fazer aqui uma sugestão se a quiseres acolher, obviamente.

    Optei pelo teu "cantinho" porque o meu espaço não tem estado vocacionado e o espírito dos últimos tópicos não ajudam ao tema.

    Reporto-me ao grave acidente rodoviário que no dia de ontem vitimou 7 jovens na zona de Penafiel.

    Apesar de distantes na "geografia", a tragédia a todos nos aproxima e deve envolver.

    As dificuldades do dia-a-dia fazem-nos por vezes esquecer aquela que é afinal a maior "guerra" que travamos - a da sinistralidade rodoviária.

    Muitas melhorias e maior consciencialização tem acontecido nos últimos anos para afinal num simples "estalar de dedos" partirem de uma só vez sete pessoas na flor da idade.

    Deixo-te no final deste comentário o "link" que te levará ao vídeo da RTP e poderás recolher melhor informação noutros média.

    Penso que neste momento de dor de que eu aliás não tenho memória há muitos anos, nos deve unir às familias das vítimas.

    1 minuto por cada uma delas seria sempre pedir muito pouco.

    Obrigada pela atenção.

    Camila

    http://tv1.rtp.pt/noticias/?headline=20&visual=9&tm=8&t=Acidente-em-Penafiel-mata-sete-mulheres.rtp&article=279458

    ResponderEliminar
  3. Amiga Camila,

    Esta lâmpada de aladino concede-lhe todos os seus desejos. Além disso, o "motivo" é mais que justificável.

    Assim que tiver um tempinho faço isso.

    Abraços
    João

    ResponderEliminar