A minha Lista de blogues

segunda-feira, maio 11, 2009

A Caminho do Estado Penal...

Loïc Wacquant e a penalização da miséria...



Do Estado Social ao Estado Penal...na ordem do dia. Quem quiser traduzir...

Loïc Wacquant é Professor de Sociologia na Universidade de Berkeley.


Ver aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Loic_Wacquant

PS: Video repetido aqui no macloulé, mas pela sua importância, podia ser repetido mais dez vezes...e se calhar mesmo assim a mensagem não passa.

3 comentários:

  1. Mas este video foi passado aqui em Loulé?
    Sinceramente.....
    Não percebo patavina de nada.
    Estamos em Portugal...não?
    Somos portugueses...falamos português...entendemos português...
    Alguém traduza isto por miúdos, em português.


    Residente Loulé

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo,
    Como sabe no mundo em que vivemos hoje um bater de asas de borboleta na china provoca um terramoto em São Sebastião. Se não perceber isto só há um remédio. Muda-se para Faro e vota Zé Vitorino.
    Cumprimentos.
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Meu caro João; embora tarde, sinto que devo reagir neste tópico. Reagir não quanto ao conteúdo do video, que entendi e com o qual concordo. Mas, reagir quanto ao exemplo da batida das asas da borboleta, seja onde fôr que elas batam, a todos atingirão (incluindo S. Sebastião), mas a questão linguística é que me preocupa... A língua francesa, mau grado a história da demanda de trabalho em paragens francófonas, continuamos a ser incapazes de a entender e aceitar com língua de ideias. Foi perante esta constactação que entendi não dever ficar silencioso quanto a este tópico que bem caracteriza a falsidade das teorias neo-liberais que desejam um Estado fantoche e domesticável que se limite àquilo que dá prejuízo e cria défice, deixando o que dá lucro para a livre e selvática concorrência dos privados. Entende, quem souber ver, como chegámos à actual crise!

    ResponderEliminar