A minha Lista de blogues

quinta-feira, maio 07, 2009

A Morte do Circo


Este fim de semana fui ao circo. O circo Dallas esteve em Loulé e não perdi a oportunidade de mostrar ao Pedro os leões, os cavalos, os palhaços, o Noody (que chegou também aos circos), os trapezistas, os músicos e todos os actores e actrizes que fazem a festa do circo. Confesso-vos que para mim foi sofrível aguentar o espectáculo até ao fim, mas as crianças continuam a adorar a magia do circo.

Deu para me aperceber que o circo está moribundo e que os seus "profissionais" sobrevivem com enormes dificuldades. O apresentador que é a figura de referência de todo o espectáculo estava à entrada a cobrar dois euros para as crianças brincarem no insuflável. A trapezista estava à entrada a vender bilhetes. O domador de leões estava à entrada a receber os espectadores. A flexibilidade e a polivalência chegaram também ao circo. As dificuldades são visíveis a olho nú. A última vez que tinha ido ao circo, já há mais de um ano, foi para ver o circo Cardinali. Fiquei muito bem impressionado. Dos melhores circos e dos poucos que ainda conseguem resistir à sociedade global centrada em, cada vez mais, novos consumos culturais.

Hoje li no jornal Público que os deputados da nação (será que não têm mais nada com que se preocupar?) querem propor a proibição dos animais do circo. Parece que há casos de maus tratos e como quase sempre, o livre arbítrio dos deputados da nação funciona como um circo sem rei nem roque. Não se procura fiscalizar os maus tratos pois parece que que os homens e mulheres do circo são indomáveis. Há que jogar logo de uma vez o bébé com a água do banho. Acabe-se com o circo. Como o problema do desemprego já é pequeno, há que mandar mais umas largas centenas de precários mal qualificados, escolar e profissionalmente, para o exército de reserva do capitalismo global.

No mesmo dia, o mesmo jornal Público, tinha como notícia de primeira página que lobbies poderosos da sociedade norte-americana tinham injectado milhões de dólares nos partidos políticos para que estes não tomassem decisões no sentido de regular a especulação do mercado imobiliário sendo esta uma das razões da crise do subprime. É pois com a regulamentação do circo que os deputados se devem preocupar. Viva o Circo!


Ver aqui: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/deputados.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário