A minha Lista de blogues

quinta-feira, junho 04, 2009

A Mais Bela Rua Do Mundo

Rua Gonçalo de Carvalho

Tomei conhecimento da Rua Gonçalo de Carvalho através da maravilhosa auto-estrada da informação e de partilha de conhecimento e de lugares que é a internet, por culpa do Pedro, autor do blogue Sombra Verde. O acto prepotente do governo local de Seruca Emídio a quando do abate de dezenas de árvores na Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, fez-me olhar para o património arbóreo de forma diferente. Foi no seio desta polémica, que gerou inclusivamente um abaixo assinado por parte de umas dezenas de cidadãos louletanos, solicitando o fim do abate e que exigia um pedido de justificação pública que nunca chegou até aos dias de hoje, que cheguei ao maravilhoso mundo verde de Porto Alegre. Um grupo de cidadãos, num fantástico acto de cidadania e ao arrepio de todas as lógicas dominantes desenvolvimentistas do capitalismo global, lógicas essas, que teimam em confundir crescimento económico com desenvolvimento social e que confundem modernização com betanização do mundo social e natural, produziu o maravilhoso milagre de Porto Alegre. No meio de uma autêntica selva de pedra, estão lá, de pedra e cal, sólidas, unidas, perenes, verdes e frescas, para nos lembrarem, que sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança por entre as mãos de uma criança. Maravilhoso este povo de Porto Alegre que luta e resiste pelos interesses da humanidade. Faz daqui a algumas horas, 3 anos, que a Rua Gonçalo de Carvalho foi decretada Património Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre. Um exemplo de vida!

Ver aqui: http://goncalodecarvalho.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Obrigado pela lembrança, João.

    Não podemos deixar de acreditar nas ações coletivas e em nossas consciências.
    Unidos, mesmo distantes, sempre teremos mais força!

    Cesar

    ResponderEliminar
  2. Que homenagem bonita! A luta pelo meio-ambiente, em Porto Alegre, não pára: o Cesar é um dos mais mobilizados pela preservação da orla do nosso Rio Guaíba [contra as incorporadoras imobiliárias que almejam lucros desmedidos em detrimento da qualidade de vida das futuras gerações portoalegrenses].

    Abraço desde Porto Alegre [RS, Brasil]!

    Claudia Cardoso

    ResponderEliminar
  3. Lamentando nunca ter sido dada resposta ás dúvidas dos cidadãos sobre a bondade das intervenções arbóreas realizadas no Concelho de Loulé, encontro conforto nesse reduto de resistência cívica e instruída que a Rua Golçalo de Carvalho representa, até por toda a sinergia criada pelos cidadãos que conseguiram "para todo o sempre" travar as ambições urbanísticas e renovadoras do espaço público.
    Conscientes e decididos são os Amigos dessa Rua única lá em Porto Alegre que, para mais criaram com a sua luta uma rota turística mundial para todos os que se calaram e consentiram a plana impermiabilização do solo urbano.
    Rendo a minha homenagem ao João Martins, companheiro de muitas lutas, entre elas esta, pela constância na defesa das ideias que cimentam a sua excelente pessoa, esperando continuar a merecer o seu apoio repleto de elevado sentido moral e cívico.
    Um abraço para uns e para outro!

    ResponderEliminar
  4. Olá César e Claudia. Força na vossa defesa dos interesses do planeta!
    Abraço.

    Amigo Almeida. Foi para mim um prazer estar junto consigo na defesa das árvores do concelho. Não hesitou um segundo percebendo desde o primeiro momento que era uma questão de civilização. Um grande abraço. É justo o nosso agradecimento aos outros blogues que nos apoiaram. A amiga Camila, o Miguel da Minha Matilde, O Sombra Verde do Pedro e o Calçadão. Só faltou o senhor presidente para as ordens para o abater das árvores!

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar