A minha Lista de blogues

sexta-feira, junho 12, 2009

Do Empobrecimento da Política

Reduzir a política à falta de ética e à recusa da ganância...

Via http://opinionshakers.blogspot.com/

A Pobreza de Pensamento da Direita

A edição de hoje (ontem) do jornal "i" tem um artigo de opinião interessante da autoria do professor universitário João Cardoso Rosas, o qual achei pertinente colocar aqui no O.Shakers.

"Historicamente, a tradição conservadora da direita europeia é muito mais importante que a sua tendência neoliberal. Isso pode ser confirmado pelo facto de a direita europeia ter dado quase sempre uma grande importância ao Estado e suspeitar do mercado livre e sem regras. No entanto, desde a influência de Margaret Thatcher no discurso ideológico da direita europeia, esta tornou-se cada vez mais favorável ao regime de laissez-faire e passou a defender políticas neoliberais de privatização, desregulamentação, descida de impostos para os mais ricos e redução do Estado social. No entanto, com o surgimento da crise financeira e económica, tudo ficou em causa. Como tem reagido a direita, pelo menos em Portugal, a esta crise? De Cavaco Silva a Durão Barroso, passando pelos responsáveis partidários, a única coisa que tenho ouvido é uma crítica da ganância, ou da falta de ética, por parte de banqueiros, empresários e políticos. Na minha opinião, esta reacção da direita é uma demonstração da pobreza do seu pensamento político. Como escreveu recentemente nestas páginas Ricardo Reis, "dizer que a fonte da crise é a ganância tem o mesmo valor que dizer que chove porque há nuvens". Ou seja, isso nada explica sobre as condições estruturais que tornam a ganância - que é sempre de esperar - lesiva para os mercados e, em última instância, para todos nós. A crise tem a ver com o modo como organizamos as nossas sociedades, com as instituições que escolhemos e construímos, ou destruímos, politicamente. A natural ganância dos seres humanos só é problemática nas condições institucionais que a tornam destrutiva e que as políticas neoliberais ajudaram a criar. E como deveria a Direita face a tal, reagir à Crise? - questiona o mesmo."A via mais adequada parece consistir num aggiornamento do conservadorismo tradicional. A direita deve voltar a desconfiar dos dogmas do mercado e mostrar que é necessário sobrelevar outros valores face à mercantilização da sociedade, da natureza e do trabalho. Neste contexto, os valores centrais da direita deverão ser os da importância da comunidade nacional, da recuperação do património, da preservação do ambiente, da protecção da vida familiar, da centralidade do sistema nacional de saúde, etc. Os primeiros passos neste sentido estão já a ser dados pela direita europeia, de novo com o Reino Unido à cabeça. Porém, em Portugal, a direita - estou a pensar no PSD - está alheada de tudo isto e prefere agarrar-se à vitória de Pirro que obteve nas eleições europeias. Em vez de pensar com arrojo, prefere insistir na "cassete" neoliberal: reduzir o acesso dos portugueses à saúde, sobrevalorizar o mercado face à protecção da família, sacrificar o ambiente e o património ao crescimento económico, etc. No seu deserto de ideias, a direita não merece a confiança dos portugueses para assumir a governação."

in "i", 11/06/09 João Cardoso Rosas -Professor universitário de Teoria Política

Escreve o Ricardo Tomás:
- Ideias a reter:

Direita (até muito recentemente)= regime de «laissez-faire» (no que toca ao mercado);defesa de políticas neoliberais de privatização, desregulamentação, descida de impostos para os mais ricos e redução do Estado social; mercantilização da sociedade da natureza e do trabalho.

Direita em Portugal = insistência na "cassete" neoliberal; redução do acesso dos portugueses à saúde; sobrevalorização do mercado face à protecção da família; sacrifício do ambiente e do património face ao crescimento económico, etc.

Resumidamente: um verdadeiro deserto de ideias! Por tudo isso, também concordo com a ideia final do professor João Cardoso Rosas de que a Direita em Portugal, assim, não merece a mínima confiança dos portugueses para poder assumir a governação do País.

http://opinionshakers.blogspot.com/2009/06/pobreza-de-pensamento-da-direita.html

Acrescenta o Macloulé: Pobreza de pensamento da direita...e da esquerda que se diz socialista...

Sem comentários:

Enviar um comentário