A minha Lista de blogues
quarta-feira, abril 16, 2008
Retratos da Cidade: Saudável, velha ou pronta para abater?
Qual a razão do arboricídio: Teremos direito a esclarecimento?
Se acha que as árvores da cidade são assunto que lhe diz respeito pode assinar a petição no final do texto.
Obrigado.
Alguns Blogues Louletanos e Cidadãos Subscritores dirigem a presente petição ao Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Loulé,Doutor Sebastião Francisco Seruca Emídio.
Excelência;
Os cidadãos louletanos, preocupados com a qualidade presente e futura da vida neste Concelho, encontraram em alguns blogues de Loulé um estímulo para se dirigirem a Vossa Excelência e declarar-lhe com o respeito que o seu cargo merece, que consideram estar esta cidade a afastar-se perigosamente das preocupações mundiais de salvaguarda da qualidade ambiental do ar e de poupança dos recursos esgotáveis, como a água.
Acrescentam ainda que no contexto em que a União Europeia, o Governo Português e os demais agentes da sociedade civil portuguesa conjugam esforços para reduzir as emissões de carbono para a atmosfera com impacto nas alterações climáticas, consideram estes cidadãos que as intervenções realizadas pela autarquia que Vossa Excelência dirige tem vindo a assumir uma forma nefasta nos espaços arborizados do Concelho de Loulé, ignorando as preocupações anteriormente referidas e os esforços das escolas, das famílias e dos indivíduos com consciência ambiental.
Assim, solicitam os subscritores da presente petição:
1º Que a Câmara Municipal clarifique a fundamentação técnica que determinou o corte das árvores da Avenida José da Costa Mealha, Rua Sacadura Cabral (antiga Rua Ancha) e Praça da Republica, em especial na zona fronteira ao renovado Mercado Municipal.
2º Que a Câmara tenha em relação aos espaços verdes (especialmente em relação às árvores ornamentais), um maior grau de exigência, atribuindo a sua gestão e/ou manutenção a empresas especializadas em arboricultura ou promovendo a formação profissional dos seus jardineiros, porque como Vossa Excelência terá certamente conhecimento, nem todos os jardineiros municipais tal como os seus congéneres que profissionalmente exercem funções nos inúmeros viveiros de plantas, possuem formação técnica especializada para podar árvores ornamentais, mesmo que muitos deles possam ter conhecimentos na poda de árvores de fruto.
3º Que a Câmara Municipal garanta a plantação de árvores em quantidade equiparada às que mandou abater.
4º Que torne públicas as razões que encontrou para justificar a acção que levou a efeito na Avenida, Praça e Rua mencionadas sem que dessa intervenção resultasse qualquer debate público e que junto dos moradores tem vindo a suscitar alguma indignação.
Estando certos que Vossa Excelência não desprezará estas magnas preocupações, ponderando e satisfazendo aquilo que lhe é solicitado a bem da sustentabilidade ambiental e responsabilidade social da autarquia, fazendo de imediato cessar todas as acções que apenas visam a renovação estética das artérias mais movimentadas das cidades de Loulé e de Quarteira, no caso, as mais necessitadas dos préstimos da arborização adulta e consolidada. Apresentando os melhores cumprimentos.
(os subscritores)
A Petição que pode ser subscrita em:
http://www.petitiononline.com/qc2008qc/petition.html
Faço da vida um caminho em que a felicidade está nas pequenas grandes coisas que o mundo nos permite desfrutar.
"Carpe Diem"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário