A minha Lista de blogues

sexta-feira, julho 24, 2009

Política, Negócios e Transparência (?) da Vida Pública


O on-line «Observatório do Algarve», na sua edição de hoje, dá conta de que “há duas localizações na mesa para a instalação do IKEA em Loulé”. Tendo ouvido Seruca Emídio, este órgão informativo esclarece que o presidente da autarquia louletana adiantou que a escolha será “só depois das eleições” e implica a alteração do Plano Director Municipal. Mas o autarca revela que, no entanto, está já feito o projecto para o alargamento da via entre o sitio da Alfarrobeira, a Goncinha e Loulé, próximo do qual, uma sociedade, de que são sócios cinco dos advogados do escritório de Miguel Júdice, anda a comprar terrenos… com cláusulas de sigilo. Ora é aqui que bate o ponto. Porque isto é só revelar uma ponta de uma já complexa história que tem muitas pontas soltas, muitos segredos para desvendar.

Vamos ver se conseguimos contar algumas coisas que não couberam na notícia do «Observatório do Algarve».
Mal se soube de «eventual» intenção do gigante sueco se instalar no sul da Península, apontando-se duas localizações prováveis (Huelva e Loulé), logo Reinaldo Teixeira, empresário sedeado em Quarteira, pressentiu a sua grande oportunidade. Numa sociedade com outro empresário amigo, J. Apolónia, e, ao que se diz (e nem sempre tudo o que se diz corresponde a toda a verdade) com o «apoio moral» de José Graça, vice-presidente da Câmara de Loulé e seu conterrâneo de Salir, Teixeira desatou a adquirir os terrenos das antigas instalações da fábrica de cerveja, na Franqueada, e nas áreas envolventes da mesma. Fala-se que as aquisições se alargaram até próximo da futura área de implantação do aeródromo de Loulé.

Quem não terá gostado nada da «gracinha», terá sido Seruca Emídio, ultrapassado nesta questão pelo seu “vice”. Tanto mais que, entretanto, Seruca se teria comprometido com o seu confrade, o advogado social-democrata Miguel Júdice, apontando para a área a norte do Parque das Cidades, junto ao nó da Via do Infante que liga Loulé a Faro. Sabe-se que o “escritório” do advogado, apesar de a quase totalidade dos terrenos se situar dentro da actual Reserva Agrícola Nacional, já terá adquirido, com cláusulas de sigilo, mais de 30 hectares de prédios rústicos, nesse local, desde Dezembro de 2008, ou seja, na altura em que foi anunciado o projecto de turismo mineiro, na mina de sal-gema de Loulé, e foi assinado um “protocolo de intenções” (palavras de Seruca Emídio) que seria o ponto de partida para um foco de interesse e atracção turística. Júdice sempre presente neste «ponto de partida»…

A verdade é que, neste momento, a especulação cresce, no nó da Via do Infante que liga Loulé a Faro, apesar de a instalação da IKEA no concelho de Loulé ainda não estar em fase de compromisso. É ainda o «Observatório do Algarve» que revela, por exemplo, que um prédio rústico no sítio da Alfarrobeira, de seis hectares, foi comprado, em Abril, pelos advogados, por 1,8 milhões de euros.Sabe-se (e compreende-se) que o presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, pretenderia que as eventuais (?) futuras instalações da IKEA se situassem na envolvência do Parque das Cidades, sim, mas a sul, mais próximo do nó do aeroporto. É uma pretensão (seria uma terceira hipótese de localização) que parece cada vez mais afastada.

Quanto aos terrenos adquiridos por Reinaldo Teixeira, cria-se-lhe agora uma nova esperança: a eventual e muito pouco provável instalação de um projecto, apresentado pelo Grupo Auchan, para instalação de um centro comercial, que necessitaria de uma área de 40 hectares, importaria em cerca de 400 milhões de euros e que poderia vir a ser implantado, ou na zona sugerida pelo autarca de Faro, ou, mais provavelmente, nos terrenos de Teixeira. As «más-línguas», porém, dizem que esta eventualidade… é apenas para manter o empresário quarteirense «quieto e calado». Será?
Vai ainda correr muita água por baixo das pontes até se saberem os meandros das maquinações entre o ex-bastonário dos advogados e a Câmara de Loulé…

Post copiado do blogue Calçadão de Quarteira http://calcadaodequarteira.blogspot.com/2009/07/ikea-loule-sim-nao-talvez.html

Sem comentários:

Enviar um comentário