A minha Lista de blogues

sábado, julho 25, 2009

Para a História Política do Concelho de Loulé

Conferência de Imprensa de Joaquim Vairinhos



E a respectiva Nota de Imprensa:

A liberdade de expressão e informação e o direito de participação na vida pública constituem dois princípios constitucionais em que assenta a estrutura fundamental do regime democrático que vivemos em Portugal, há 34 anos.

Os partidos políticos, à semelhança de qualquer cidadão, têm o direito de poder expressar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio.

Os cidadãos são detentores do direito alienável de participar na vida política e na direcção dos assuntos públicos do país, no qual se inclui necessariamente o Município de Loulé, participando em quaisquer actividades de natureza política, cívica ou mesmo social, de acordo com a sua motivação para o exercício da cidadania.

A maioria PSD, actualmente responsável pela gestão do concelho de Loulé, desde há muito que tem vindo a adoptar uma prática política inibidora e condicionante do exercício de tais direitos, intimando e condicionando os cidadãos, que não partilham a sua linha de pensamento e de acção, a condicionarem a sua vida pública e até profissional ou empresarial, prática que se agravou de uma forma bem marcante neste período pré-eleitoral.

As práticas pidescas de sistemático controlo e recriminação da vida social das pessoas, questionando-as sobre os gestos mais simples do seu dia-a-dia, como seja o de conviver socialmente, as relações profissionais ou mesmo empresariais, induzem um clima de medo e de suspeição e estimulam práticas reprováveis de coação sobre a actividade política na área do Município de Loulé.

Os actos de vandalismo perpetrados sobre um outdoor da campanha eleitoral e as mensagens de apelo à violência nele inscritas, são uma consequência directa dessa constante e sistemática prática política

O Partido Socialista e o seu candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal não podem deixar de recriminar a prática política ostentada pela maioria no poder e repudiar os actos de vandalismo praticados sobre o seu material de campanha, denunciando-os às autoridades competentes mediante a apresentação de uma queixa-crime contra desconhecidos.

A Direcção de Campanha apela ao sentido cívico de todos os cidadãos, convidando-os a reflectir sobre o estado da vida democrática no concelho de Loulé.

Não, à política sem ética! Não há política sem ética!


Ver aqui a fonte: http://vairinhos2009.blogspot.com/2009/07/conferencia-de-imprensa-sobre.html

Sem comentários:

Enviar um comentário