A minha Lista de blogues

domingo, julho 05, 2009

O Desenvolvimento do Dr. Emídio

Quarteira - Avenida Sá Carneiro

Junto a Loulé Velho

M'espanto às vezes, outras m'avergonho. Não resisto a recordar a célebre frase de Sá de Miranda para dar a conhecer os novos olhares sobre Quarteira, tão do agrado do doutor Emídio.

Décadas seguidas de confusão absurda entre crescimento e desenvolvimento. Décadas seguidas da mais pura deteriorização urbanistica e de (des) ordenamento do território, fizeram do Algarve uma terra sem rei nem roque, para gozo dos patos bravos da construção civil e para desgosto de todos aqueles que gostariam de ver o seu território com um mínimo de ordenamento.

A incúria dos políticos e a sua submissão aos poderes económicos trouxe-nos até aqui, ao estado em que nos encontramos.

Quarteira é um bom exemplo no Algarve de que não se aprende nada com os erros desenvolvimentistas do passado.

O Dr. Emídio acha que desenvolver é betanizar o resto da Avenida Sá Carneiro. Igual a si mesmo. O caminho da degradação urbanística e territorial faz-se a caminhar. Passeio a pé em Loulé Velho, junto ao final da Avenida Francisco Sá Carneiro. Nada mais me resta do que recordar as palavras de Sá de Miranda:"M'espanto às vezes, outras m'avergonho".


2 comentários:

  1. É isso mesmo! Uma vergonha esta política do sr. Seruca Emídio! Oh Batão?! Dá-lhe no Betão!!!!

    ResponderEliminar
  2. Para minimizar a "politica de cimento" que tem sido seguida para a urbanização de Quarteira, um estudo da universidade do Algarve, realizado há cerca de cinco anos, aconselhava para a área do Forte Novo uma zona de espaços lúdicos e construções tipo moradias, precisamente o contrário do que continua a ser segudo pelos autarcas com responsabilidade pelo urbanismo.

    ResponderEliminar