A minha Lista de blogues

domingo, fevereiro 01, 2009

Fórum de Davos e Fórum Social Mundial: A Antítese de Distintas Visões do Mundo

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=385489&headline=98&visual=25&tema=31

"Três quartos das pessoas que estão em Davos deviam estar na prisão. Não há dúvida. Porque trouxeram ao mundo o neo-liberalismo, a privatização, a obsessão do lucro a todo o custo, que arruinaram não só as bolsas mas agora as principais economias do mundo."
Zean Ziegler

É absolutamente fantástico a forma como os meios de comunicação cobrem este tipo de acontecimentos.

De um lado, os "bons", os banqueiros, os homens do capital e os actores que representam e dominam instâncias económicas e financeiras internacionais, como o FMI, a OMC, o BCE e outros que tais, que venderam a ideologia neoliberal a todo o mundo e arruinaram a economia mundial. Do outro lado, os "maus", os contestatários, "violentos" manifestantes "incorrigíveis" que se manifestam "sem autorização" (bem destacado pelos jornalistas) e que afinal de contas, sabemos que "apenas" protestam por uma ordem social mais justa.

Pedem entre muitas outras coisas, mais educação, melhor ambiente, uma divisão internacional do trabalho e do consumo agrícola mais equilibrada, mais direitos sociais, mais trabalho digno, maior igualdade de oportunidades. Os jornalistas ou não entendem, ou não querem entender, ou não podem pôr isto em discussão à frente dos "espectadores" do mundo.

Zean Ziegler, sociólogo de renome internacional, respeitado por toda a comunidade científica mundial, autor de obras como O Império da Vergonha, é o senhor que o jornalista refere estar a fazer o discurso "inflamado".

Em simultâneo, ocorre no Brasil, em Belém do Pará, o Forum Social Mundial, que reúne pessoas de todo o mundo e que apela a uma globalização mais justa e a uma nova ordem social mais democrática. A cobertura mediática deste Forum alternativo é feita de forma absolutamente folclórica. Passa a festa, a gastronomia, o folclore e os assuntos em discussão são simplesmente ignorados. Os espectadores menos informados ficam sem saber do que se trata, mas afinal, talvez o objectivo, seja mesmo esse.

Eu estou do lado de Belém do Pará. É nesse universo que o meu mundo quer navegar. E você, de que lado está?

3 comentários:

  1. Bom post.Foi angustiante ver a cobertura que os media fizeram do Forum Social.Vou repensar os meus gastos na imprensa editada em papel.
    João promova um encontro para debatermos a encruzilhada em que a humanidade se encontra.
    Abraços
    Vítor Aleixo

    ResponderEliminar
  2. Caro dr. Vitor Aleixo,

    Mais uma vez agradeço a visita. Mais do que nunca a cidadania participativa deve ser accionada na busca de caminhos alternativos. Estarei sempre disponível para contribuir, na medida das minhas limitadas possibilidades e capacidades, para o debate e para a discussão democrática.
    Havendo mais interessados vamos a isso.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Hi
    http://themandggroup.com/ - finasteride medication
    If a woman happens to get in contact with this drug it is advise to wash the area with soap and water because it can be absorbed through the skin.
    [url=http://themandggroup.com/]cheap propecia online[/url]
    US FAD approved this drug to treat male pattern hair loss in 1997 and Merck sells it worldwide under the brand name of Propecia.
    generic propecia online

    It is also recommended that you have to inform the doctor if you have liver impairment, prostate cancer, stricture of the urethra, a bladder disorder and unable to urinate.

    ResponderEliminar