A minha Lista de blogues

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Dos Usos da Demagogia No Combate Político

Demagogo e populista...



"Pela primeira vez vai haver um populista, gordo, forte, que não é o Louçã, que tem voz de cana rachada, nunca pode ser um populista, não é Portas, não tem estrutura para ser populista, não é Jerónimo de Sousa, que é prudente como todos os comunistas ortodoxos. Pela primeira vez, vai a haver a possibilidade num movimento de esquerda na linha do Manuel Alegre, na linha da Helena Roseta e que também elogiou o Marinho Pinto, oiça o que eu estou a dizer, isto é um sinal politicamente relevante e muito preocupante do meu ponto de vista."

José Miguel Judice, em directo na SIC, em 5 de Fevereiro de 2008.

Momento alto na história da sociedade portuguesa dos usos das categorias do combate político demagogia e populismo.

Moral da estória: Demagogos e populistas são sempre nas lutas do combate político...os outros.

2 comentários:

  1. Ora viva! Nem por encomenda João, afinal quando alguém não enfileirado mas suficientemente atento para descobrir os erros das fileiras, ao abrir a boca para exigir mais e melhor, leva com essa carimbadela. populista e demagogo!
    Trincheira dos instalados contra os descontentes pelo "mais-do-mesmo".
    É urgente um novo discuso no qual as pessoas estejam em primeiro lugar e só depois venham as organizações e seus interesses lojísticos!
    Tudo isto para reagir às palavras do amigo, que me tocam mas são excessivas, pelo menos porque as acho dispensáveis e não mudarem o meu modo de ver: quero límpidez!
    Realço a riqueza do debate e as declarações clarificadoras que nele têm surgido, mas sinto que necessitamos de ouvir a Cimpor, a CCDR Algarve e quiçá Seruca Emídio. Diga alguma coisa sobre a sua disponibilidade para tal, na remota hipótese de essa gente aceitar falar com blogs! (?)

    ResponderEliminar
  2. Caro Almeida deixe-me dizer que o seu último comentário em que me revi totalmente penso que toca em quase todos pontos que interessa esclarecer. Estou totalmente disponível para colaborar com o amigo Almeida, mas penso que o estatuto de blogueres não será o mais adequado para uma intervenção cívica desse género pois não seriamos levados muito a sério. Incomodamos mas não nos levam a sério. Um pouco à imagem do que aconteceu com as árvores que continuam a ser abatidas. Peno que a criação de um movimento de cidadãos, mesmo que não sejam muitos, têm que ser é sufucientemente bons a defender a causa era fundamental para que todos os pontos que já avançou fossem esclarecidos. Penso que é uma questão que deve ficar em aberto à medida que vamos estando atentos ao evoluir da situação. O que acha? Por último, a fonte que diz já terem sido queimados peneus é segura?
    Um abraço.
    João Martins

    ResponderEliminar