A minha Lista de blogues

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Castanheira de Barros Sobre a Co-Incineração


CO-INCINERAÇÃO NO ALGARVE

"Vamo-nos preparar para a luta contra a co-incineração no Algarve .

A Cimpor foi autorizada pela Câmara Municipal de Loulé a construir um armazém para resíduos vegetais. Numa primeira fase dispõe-se a co-incinerar biomassa vegetal. Foi assim que começou a co-incineração de resíduos industriais perigosos (RIP's) no Outão.

A Secil comprometeu-se em 12.01.2005 com a Comissão de Acompanhamento Ambiental a rejeitar a co-incineração de RIP's e a incrementar a queima de resíduos florestais. Hoje é o que nós sabemos estão a ser queimadas diariamente toneladas de resíduos perigosos em plena Serra da Arrábida e a 5 km em linha recta do Centro de Setúbal. Os Tribunais Central Administrativo Norte e Sul estão a tardar na decisão dos recursos que apresentámos relativamente a Souselas e ao Outão nas respectivas acções cautelares e assim vêmo-nos impossibilitados de impedir no imediato a continuidade da queima de RIP's .

Desde o início da minha contestação ao processo da co-incineração ( meados de 2001 ) tive o cuidado de apresentar uma solução alternativa, pois entendo que não há legitimidade para criticar sem se apresentar uma alternativa válida. Neste caso essa solução denomina-se PIRÓLISE ou PLASMA PIROLÍTICO, que é um método de queima de resíduos a altíssimas temperaturas em que não há libertação de gases para a atmosfera pois são aproveitados para fins energéticos .

É por isso que não é um método perigoso para a saúde pública . Então porque é que não se opta pela pirólise, perguntarão? Por uma razão simples : é que esse método de tratamento de RIP’s não interessa às cimenteiras, uma vez que põe em causa o « negócio da China » que é para elas a co-incineração de resíduos. As cimenteiras ganham pelo combustível que poupam ( carvão e petcoque ) e pelo que ainda lhes pagam os produtores de resíduos para os queimarem !!!

1ª nota : a co-incineração não é uma inevitabilidade, existindo métodos adequados para o tratamento de resíduos que não são nocivos para a saúde pública e para o meio ambiente."

Castanheira de Barros in http://coincineracao.com.sapo.pt/

2 comentários:

  1. No desempenho da actividade política, seja ela no exercício de cargos públicos ou no mero exercício do direito de cidadania, a demagogia e o populismo barato, quase sempre, têm consequências imprevisíveis.
    Pelo passado de luta que ostenta contra a política do Governo em matéria de gestão de resíduos, o Dr Castanheira Barros tem o dever de não contribuir para a inflexão do debate que o António Almeida está a promover neste espaço para o campo da demagogia, sendo certo que os louletanos conscientes gostariam de o ver tratado de uma forma séria.
    Insinuar, como insinuou, que, ao licenciamento da co-incineração de biomassa vegetal, se seguirá o licenciamento da co-incineração de RIPS’s – resíduos industriais perigosos, como aconteceu no Outão, é, no mínimo, o pior contributo para discutir este tema.
    Não distinguir deliberadamente os resíduos não perigosos, como é o caso da biomassa vegetal, dos resíduos industriais perigosos, exibindo-se num estilo panfletário apenas as prováveis consequências da co-incineração destes últimos, constitui um péssimo serviço a um debate que se quer sério e esclarecido.
    O que os louletanos pretendem debater é o dossier co-incineração de biomassa vegetal, pois foi esse o licenciamento feito pelo Instituto dos Resíduos e pela Câmara Municipal de Loulé.
    Os louletanos ficar-lhe-ão reconhecidos se estiver disponível para partilhar os seus doutos conhecimentos sobre a matéria, designadamente para uma questão essencial – o que fazer com os resíduos vegetais?
    Continuar a depositá-los em aterro sanitário e arrostar com as consequências daí decorrentes, designadamente a utilização de um recurso escasso que é o tempo de vida dos actuais aterros sanitários, sabendo-se que não haverá uma segunda geração de aterros ?
    Assumir as consequências dos efeitos do metano gerado pela decomposição da biomassa vegetal em aterro sanitário e o seu contributo para a destruição da camada do ozono ?
    Ou pelo contrário, equacionar o facto de a biomassa vegetal ser uma fonte de energia renovável e poder ser utilizada como combustível alternativo, avaliando a sua utilização em processo de co-incineração, com segurança e devidamente controlado e monitorizado?
    Se puder ajudar os louletanos a ficarem esclarecidos e habilitados a poder decidir sobre o que mais lhes interessa, ficar-lhe-emos muito gratos.
    Finalmente, seria igualmente interessante que viesse ao debate esclarecendo a diferença entre um licenciamento de co-incineração de resíduos não perigosos e de RIP’s e os meios de defesa contra este último, para prevenir de forma eficaz um novo Outão.
    É que, acenar com o papão da incineração de resíduos perigosos numa fase em que um licenciamento já foi assumido pela Câmara Municipal de Loulé, não nos ajuda muito.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor Faria,

    Não tendo o seu comentário sido dirigido aparentemente à minha pessoa, não posso deixar de utilizar o espaço que eu próprio criei para comentar o seu comentário. Antes de mais nada queria felicitá-lo por discutir um assunto desta importância para todos os louletanos no espaço da blogosfera. Quanto à forma como aborda a questão, deixe-me dizer que desde o início que defendi neste espaço, que a transparência, a informação e o debate e a consulta pública eram essenciais para que as populações pudessem perceber o que está em causa e conhecerem claramente os riscos que correm. Ora isso implicaria o envolvimento de especialistas da comunidade científica (que não é o meu caso), os partidos políticos certamente e de forma indispensável os cidadãos, pois são esses os principais interessados. Como sabe, nada disso aconteceu. Primeiro licenciou-se a queima de resíduos verdes e depois reagiu-se às reacções, com um comunicado feito de forma unilateral. O debate público que agora o caro amigo defende ficou pois por fazer, como aliás é da praxe cá por estas bandas. Quanto à possibilidade de a queima de resíduos verdes evoluir para co-incineração de Resíduos Indústriais Perigosos infelizmente como sabe também o partido a que vossa excelência pertence é um acérrimo defensor desta medida. Os casos da Arrábida e do Otão são bem ilustrativos de que não estamos a falar de meras impossibilidades, daí a razão do dr. Castanheira Barros. Quanto à demagogia e aos populismos, da minha parte dispenso essas categorias do combate político partidário, porque estão por demais gastas e apenas servem para denegrir os argumentos contrários. Infelizmente os níveis de confiança dos cidadãos nos políticos estão demasiado debilitados para que a mera seriedade das afirmações políticas possa bastar como motivo de tranquilidade. Quanto à queima de resíduos verdes gostava portanto de saber se aumenta os níveis de emissões poluentes para a atmosfera, quais as vantagens, quais as desvantagens, quais as alternativas e esse debate e essas respostas ainda não vi em lado nenhum. Como deve calcular quando estão em jogo riscos para o ambiente e para a saúde pública toda a tranparência é pouca. E não basta a mera informação, é de participação pública que se deve tratar.
    Os melhores cumprimentos e muito obrigado pela sua visita.
    João Martins

    ResponderEliminar