A minha Lista de blogues

sábado, novembro 08, 2008

Os autarcas contra as populações: Quem quer RAN ou REN quando se tem PIN?

Em nome de mais um PIN, este magnifico instrumento político que o capital tem à sua disposição para apropriação de territórios de interesse público, um autêntico mecanismo de devastação do ordenamento do território, aqui está mais uma barbárie ecológica e ambiental. Depois querem os políticos que as pessoas acreditem nos políticos.

Verdelago arrasa área de pinhal da Praia Verde

ANTES

Veja aqui como ficou agora:

http://www.ama-vrsa.com/img/Comunicado26-10-2008.pdf

"As imagens são claras como a água do Atlântico: a cor verde das árvores centenárias foi substituída recentemente pela cor castanha do solo pronto a receber o betão de mais umas centenas de casas de segunda habitação. São os chamados PIN, os projectos que governo e autarquias gostam de apelidar de estruturantes, porque dizem criar emprego e riqueza. O resultado é outro e bem visível: mais uma fatia da área florestal de pinheiro-manso da Praia Verde foi devastada para dar lugar à construção de moradias, apartamentos e, eventualmente, algum hotel. É uma filosofia de “desenvolvimento” que sacrifica as áreas naturais a troco de cimento, golfes e a perspectiva inevitável de um consumo de água obsceno. Trata-se de uma política que já hoje é condenada na maior parte dos países que começam a despertar para as questões ambientais e para a desertificação decorrente do aquecimento global. Neste caso da Verdelago, pouco há a salvar. O mal está feito. Mas a denúncia pública, apoiada em imagens indesmentíveis, deve ser feita para que a sociedade civil tome consciência do que está em jogo – o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades locais ou o lucro e os privilégios de uns quantos. (26.10.2008)"

Associação dos Amigos da Mata e do Ambiente – Vila Real de Santo António – http://www.ama-vrsa.com/

Se sou um regionalista convicto não posso deixar de me interrogar se será boa a regionalização para o Algarve. As razões são óbvias para este tipo de dúvidas...

Veja também aqui: http://sombra-verde.blogspot.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário