A minha Lista de blogues

segunda-feira, novembro 24, 2008

Debate Ambiental em Loulé

Parque Municipal de Loulé

Novembro de 2008


Na sequência do debate levado a cabo pela Almargem sobre Espaços Verdes e Árvores Ornamentais com a participação esclarecedora, informativa e formativa do Arquitecto Fernando Pessoa, o blogue Macloulé deixa aqui um pequeno contributo reflexivo sobre a forma como tem decorrido a intervenção desta problemática na cidade de Loulé e deixa algumas sugestões para o futuro:

1.Começava por enquadrar o meu modesto contributo para este debate recordando que um dos maiores desafios da actualidade reconhecido na comunidade científica internacional é o problema ambiental.

O Planeta Terra está em risco e portanto, todos temos o dever de cuidar da casa onde vivemos, uma vez que os problemas globais são hoje eminentemente locais e os problemas locais são problemas de foro global.

Isto quer dizer que, nós, cidadãos de Loulé, temos o dever de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade, sabendo que ao fazer isso, estamos a contribuir para a melhoria de qualidade de vida do nosso planeta.

Sendo assim, autarquias, cidadãos, organizações ambientais, empresas, Estado Central, organizações internacionais, todos, somos poucos, para melhorar a qualidade de vida da casa onde vivemos.

2. Importa ainda recordar esta coisa simples que todos já sabemos, de que o Algarve e o Concelho de Loulé, sofrem uma elevada pressão demográfica, um processo de litoralização e urbanização crescentes, um processo de desertificação acentuado e recordar também que continuamos ao nível das políticas e práticas sociais formatados hegemonicamente por uma concepção de desenvolvimento que continua a confundir desenvolvimento com crescimento económico.

3. Dito isto, temos vindo a assistir incrédulos e indignados um pouco por todo esse país fora (basta visitar o blogue Sombra Verde do colega Pedro Nuno Santos para confirmar isso), e infelizmente, também no Concelho e na Cidade de Loulé, a abates arbóreos e podas desastrosas (à falta de melhor adjectivação) numa espécie de Bullying Ambiental (agressão continuada e sistemática dos mais fortes sobre os mais fracos à imagem do que sucede no interior das nossas escolas com a violência escolar) que evidentemente em nada contribui para a qualidade de vida e a qualidade dos espaços das nossas cidades.

4. Parece-me muito importante os poderes públicos fomentarem uma discussão participada (e é claro que isso não tem acontecido) de cada vez que se equaciona uma intervenção pública que altere os espaços verdes das cidades e que nos casos onde as situações de abate eventualmente se possam vir a justificar, porque valores mais altos se levantam, que se tome a decisão de plantar novas árvores em espaços próximos.

5. Parece-me também que estas decisões devem estar assentes em informação clara e transparente, fornecida aos cidadãos e assentes em relatórios técnico-científicos que legitimem a intervenção nos espaços verdes da cidade.

6. Parece-me da maior importância também a sensibilização ambiental para a importância destas temáticas, dos órgãos de gestão autárquica e a formação dos profissionais que intervém nos espaços verdes da cidade, isto para evitar situações como as que há dias assisti em directo e ao vivo, em que um funcionário para ultrapassar o seu obstáculo na colocação da iluminação de Natal, encontrou como melhor solução arrancar os ramos da árvore que atrapalhavam a sua vida. As podas a que assistimos um pouco por todo o lado deixam qualquer cidadão leigo no assunto completamente arrepiado (queiram ver por exemplo a poda realizada há poucas semanas atrás, numa das árvores do parque infantil do Parque Municipal da cidade de Loulé e digam por favor de vossa justiça).

7. Penso que deveria ser elaborada uma estratégia de desenvolvimento sustentável que não ficasse meramente no papel (tendo na autarquia o actor fundamental em parceria com Associações Ambientais e outros actores sociais) no sentido de que intervenções futuras possam levar a melhorias nos espaços verdes da cidade e para que não volte a acontecer o que se passou na Avenida José da Costa Mealha ou com as árvores em frente ao mercado municipal de Loulé ou ainda na Avenida Carlos Mota Pinto em Quarteira. ( Sob este aspecto cabe-me dizer que estou relativamente preocupado e apreensivo enquanto cidadão, tendo em conta que os factos passados não são muito abonatórios para a relação de confiança nos poderes públicos, com a dita “requalificação” que se vai fazer no Parque Municipal de Loulé).

8. Penso que uma gestão autárquica mais participada, envolvendo activamente os cidadãos e outros actores sociais fundamentais na tomada de decisões a quando da intervenção no espaço público, aumentaria certamente o nível de confiança dos cidadãos nos decisores e aumentaria quer o grau de legitimidade dessas intervenções, quer a qualidade dos próprios processos.

João Martins
24/11/2008

2 comentários:

  1. Caro João:

    Lamento "ter faltado à palavra" e não ter estado presente na dita palestra.

    Infelizmente, ontem foi daqueles dias em que surgiu uma situação que me obrigou a uma escolha difícil.
    Após um contacto inesperado da produção do programa, surgiu-me a oportunidade de participar no "Prós e Contras", de ontem, sobre educação. Dado ser professor e dada a actual situação que se vive e, tendo uma oportunidade de participar, acabei por decidir ir a Lisboa o que, obviamente, me impediu de ir a Loulé.

    Espero que este debate tenha sido esclarecedor. Parabéns pelo texto.

    Persistência e coragem na denúncia de tudo o que está mal no tratamento das árvores em Loulé.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Pedro. Agradeço a visita. A exposição do arquitecto Fernando Pessoa foi muito esclarecedora e para mim que sou leigo na matéria foi muito enriquecedor a exposição e o debate.

    Definitivamente fiquei a perceber que há uma ciência da poda nos espaços urbanos e não percebo o porquê de uma coisa tão simples de resolver com um pouco de sensibilidade ambiental não é encarada como problema pela autarquia.

    Um grande abraço
    João Martins

    ResponderEliminar