A minha Lista de blogues

quarta-feira, novembro 05, 2008

Da Democracia na América

President-Elect Barack Obama in Chicago



"Quando se deseja falar das leis políticas dos Estados Unidos, é sempre preciso começar pelo dogma da soberania do povo.
Este princípio que se encontra sempre, mais ou menos, na base de quase todas as instituições humanas, é aí que permanece habitualmente como que soterrado. Obedece-se-lhe sem o reconhecer e se por vezes ele é trazido à luz do dia, é rapidamente relegado para as trevas do santuário.
A vontade nacional é uma daquelas expressões que os intriguistas de todos os tempos e os déspotas de todas as épocas mais amplamente abusaram. Uns vêem a sua expressão nos sufrágios comprados por alguns agentes do poder; outros, nos votos de uma minoria interessada ou receosa; existem até aqueles que a descobriram inteiramente formulada no silêncio dos povos e que pensaram que o facto que era essa obediência lhes concedia o direito de chefia. Na América, o princípio da soberania do povo não está de modo algum escondido, nem é estéril, como é o caso em certas nações; ele é reconhecido pelos costumes, proclamado pelas leis; alastra-se com liberdade e atinge sem obstáculos as últimas consequências.
Se existe algum país do mundo onde se possa esperar apreciar adequadamente o dogma da soberania do povo, estudar a sua aplicação nos assuntos de sociedade e julgar as suas vantagens e os seus perigos, esse país é certamente a América".

Alexis de Tocqueville, Da Democracia na América, p. 95-96, Principia, Publicações Universitárias e Científicas.

Obra públicada pela primeira vez em 1835.

2 comentários:

  1. ola

    parabens pelo seu blog é muito interessante

    carla

    http://www.arte-e-ponto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ola Carla. Obrigado pela visita. O seu espaço de divulgação artística também é muito interessante. Recomenda-se.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar