A minha Lista de blogues

segunda-feira, maio 19, 2008

Porque incomoda tanto a blogosfera?

José Socrates e a Blogosfera



1. A blogosfera contribui em todo o mundo para o alargamento do debate público democrático. A democracia nunca mais será a mesma depois da invenção da blogosfera. Os blogues fizeram rebentar a explosão da palavra e da opinião no espaço da polis. Neste sentido, contribuem decisivamente para o aprofundamento do debate democratico.

Há blogues para todos os gostos e feitios. Há blogues de culinária, blogues de poesia, blogues de literatura, blogues de ciência e tecnologia, blogues de economia, blogues de desporto, blogues de sexo, blogues de religião, blogues de jornalistas, blogues de políticos, blogues de partidos, blogues apartidários e blogues de cidadãos anónimos que escrevem sobre tudo e sobre nada. O espaço Agora da antiga polis grega voltou agora sob a forma virtual.

Há também os blogues que incomodam e os blogues que nada parecem incomodar. Dentro dos blogues que nada incomodam, podemos incluir, com raras excepções, os blogues de poesia, culinária, literatura e outros que tais. Dentro dos blogues que incomodam, os de política ocupam o primeiro lugar. Os políticos e os homens dos partidos vão ter que perceber rapidamente como lidar com a tomada da palavra pelos cidadãos na esfera pública e não é com certeza com censura que a sua relação com os cidadãos vai melhorar.

Olhar para o que se passa nos EUA pode ser uma óptima experiência de aprendizagem. Até as grandes empresas multinacionais já olham com atenção para a blogosfera. Em vez de ser sentida como um incómodo pelos poderes instituidos, a blogosfera deveria ser encarada como uma oportunidade de ouro na elevação da educação política dos cidadãos. Não se queixa o Presidente da República da frágil participação política dos portugueses?

2. Para quem sabe um pouco da história dos media, sabe que nenhum media novo veio substituir e aniquilar os antigos. A rádio não substituiu os jornais, a televisão não substituiu a rádio, a internet não substituiu a televisão, a blogosfera não substituirá os jornais. Cada suporte mediático de distribuição da palavra escrita e oral complementou o suporte anterior mas nunca o esvaziou completamente nas suas funções comunicacionais.

Isso quer dizer que é tolice pensar que os blogues irão acabar com o jornal de papel. O mesmo não é dizer que os tradicionais jornais nacionais, regionais e locais não vão ter que se adaptar à sociedade informacional e em rede e aos novos consumidores virtuais.

A maior parte dos cidadãos de hoje, querem ser parte do teatro da vida, querem participar nas decisões que lhes dizem respeito, querem ser consultados nas decisões que afectam a sua qualidade de vida, querem expressar as suas vozes, pois isso é a salvaguarda da sua identidade.

Os media tradicionais terão que evoluir para a interactividade, terão que dar voz à pluralidade de pontos de vista que circulam no espaço publico e social, terão que recusar dar voz apenas ao poderosos e à versão oficial e institucional da vida social.

Se não o fizerem, estarão condenados na sua sobrevivência, pois os cidadãos de hoje são mais exigentes, mais atentos, mais escolarizados e mais questionadores da ordem social. Se se persistir em dar apenas as versões oficiais das vozes do dono, a importante função social dos media locais em breve entrará em vias de extinção.

É claro que a blogosfera precisa de ser regulada nos excessos e abusos, sobretudo, sob a esfera do anonimato. Mas as leis não existem para isso?

Voltarei ao assunto dos media com um texto sobre as vozes do dono.

Abraço!

8 comentários:

  1. Os poderes, que sejam os políticos ou os medias, não querem realmente dar o poder democrático ao povo. Por isso é que gritam ao escândalo a cada passo em frente dado neste territorio. Dar acesso a informaçao e a palavra para todos com os jornais gratuitos e a blogosfera foi uma das piores coisas que lhes aconteceram. Ainda bem para nós, o povo! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lúcido e instrutivo texto este teu!
    Temo contudo que, face ao presente atacante, de pouco valha pois existe uma imensa distância entre as duas posturas éticas e comunicacionais.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com o texto. É óbvio que os blogues incomodam os políticos pela dificuldade em conseguir o seu controlo. E, dia para a dia, a sua força aumenta porque são espaços de livre expressão e discussão. Incomodam tanto que há gente que chega a sugerir o fim dos blogues com a desculpa que, escondendo-se sob o anominato, há completa impunidade. Em contrapartida há jornalistas que publicam notícias em que as suas fontes são os...blogues!!!
    João Martins...ainda estou por cá. Vou ficar mais 1 mês. Sábado vou tentar encontrá-los por Loulé.

    ResponderEliminar
  4. Jorge. Um abraço. Faço questão de pagar a rodada!

    ResponderEliminar
  5. Não há dúvida que os politicos ou outros agentes que andam nas bocas do mundo receiam um tanto a blogoesfera.
    Mas como o João disse têm que ser regulados os excessos. Porque tudo isto é perigosíssimo. Um indivíduo aqui pode espalhar um boato qualquer que pode destruía vida de um outro que sentado na sua casinha vendo cómodamente a TV nem se apercebe que nas suas costas o estão destruindo.
    Há que ver os dois lados de tudo isto. É bom poder utilizar quando somos nós a desabafar mas se é um outro a tentar destruir-nos como é ? Naturalmente que os politicos ou outros cidadãos têm receio. O Miguel S. Tavares há pouco escrevia sobre isso e com razão. Não é coisa que se possa resolver numa rodada de cervejas. J. Martins

    ResponderEliminar
  6. Caro J. Martins, concordo plenamente com o seu comentário. A questão central é aquilo que designa de "regulação" dos excessos. Como é que isso se deve fazer é que deve ser motivo de reflexão. A fronteira com a censura é ténue. Não é questão pacífica. Mas também é bom de dizer que não se pode utilizar os media oficiais para ofender os cidadãos que apenas se querem expressar livremente sem violar a liberdade e a respeitabilidade de quem quer que seja. Não concorda?

    ResponderEliminar
  7. Não foram os cães que inventaram os açaimes. Não foram os leões que inventaram os jardins zoológicos. Teriam sido os homens os inventores das leis que os prendem e amarram? As leis foram feitas pelos homens para seu uso próprio. Se lhes não servem, arranjam-se outras que lhes sirvam.
    (Luís de Sttau Monteiro)

    Umbelina

    ResponderEliminar
  8. broas tades minha gente!

    isto da blogosfera tem muito que se lhe diga
    ainda mais quando se trata de políticos os blogs para essa gente não passam de meros desabafos o que me incomoda, porque é a opinião do povo. Será que a opinião do povo português não tem valor para o governo português? somente os jornais a têm e não em todas as ocasiões. Entristece-me ouvir da boca do Sr. eng. que se diz ser o patrono legislativo!... Quanto aos media é relativo porque, nós bloggers, também o somos(média) mas como incomodamos também a imprensa por isso dão-nos muito mais descredibilidade muita dela causada pelos anónimos como já se disse, e quem sabe que alguns deles não serão "homens do presidente"(neste caso primeiro ministro)

    ResponderEliminar