A minha Lista de blogues

sexta-feira, maio 16, 2008

A descida do Louletano Desportos Clube

Antes que me acusem de ser uma das partículas de gentinha que nunca atravessa as portas do estádio que ficou famoso por ter endividado os munícipes de Loulé por dezenas de anos esclareço o seguinte:

1. Fui atleta federado do Louletano D.C., praticante de futebol, nos escalões infantis, iniciados, juvenis, juniores e séniores. A minha vida está claramente marcada pelos anos que passei no clube.

No Louletano D.C. me fiz homem, no Louletano D.C. fiz grandes amigos, no Louletano D.C. encontrei directores desportivos magníficos, no Louletano D. C. apanhei líderes e treinadores que me marcarão pela vida fora.

No Louletano D. C. aprendi a respeitar os outros, no Louletano D. C. aprendi que a vida é feita de vitórias e derrotas, no Louletano D. C. aprendi a viver e trabalhar em grupo. No Louletano D. C. aprendi a competir saudavelmente, no Louletano D. C. aprendi a ser pontual e nunca chegar atrasado a nenhum encontro na minha vida. No Louletano D. C. aprendi a ser resiliente e resistente às dificuldades dos maus momentos da minha existência social. No Louletano D.C. aprendi que o desporto é uma escola de vida.

Serve este primeiro esclarecimento, a quem queira ser esclarecido, que essa magnífica instituição e organização desportiva que é o Louletano me merece o máximo respeito do mundo.

2. Isso não significa, que não tenha um espírito crítico sobre a vida do clube e o que por lá vai acontecendo e que os homens que dirigem os seus destinos sejam imunes à crítica. Mal iria o país e o futebol (e em que estado é que ele está?) quando os adeptos do Sport Lisboa e Benfica, do Sporting Clube de Portugal ou do Futebol Clube do Porto, não utilizassem o seu direito democrático de opinião para reflectir sobre o trabalho realizado nos seus clubes.

Isto tudo, para dizer, que há tempos atrás, ao assistir a um jogo das camadas jovens do Louletano, no velho campo número 2 (onde há mais de vinte anos iniciei a prática da modalidade) fiquei horrorizado com o que lá assisti. Pontapé para o ar, pois não pode ser de outra maneira e muita luta corpo a corpo entre duas equipas do nacional de juvenis.

Ninguém se pode tornar competente numa modalidade, a jogar nos pelados terceiros mundistas, de há dezenas de anos. Mais tarde vim a ler no jornal Carteia, que os pais dos atletas jovens de um clube do concelho, estavam bastante descontentes com as condições para a prática da modalidade que eram concedidas aos seus filhos.

Não vale a pena incutir nas crianças e jovens que praticam uma qualquer modalidade desportiva, que um dia vão ser craques, se estes continuarem a treinar, nestes magnifícos campos sem relva, chamados de pelados. Mais vale dizer logo aos miúdos que nunca sairão jogadores de futebol, pois assim ajusta-se desde o começo, as suas expectativas irrealistas, à realidade da vida social e não se lhes gera frustrações poderosas e por vezes trágicas para as suas vidas.

3. E assim chego onde já viram que quero chegar. A equipa sénior do Louletano não pode voltar a cair nos erros do passado e entrar em loucuras como as que fez nas últimas épocas, pois a maior parte do seu orçamento sai do dinheiro dos contribuíntes e esses já estão a pagar a magnifíca factura resultante desse magnífico investimento que foi a construção do estádio do Algarve.

Se o orçamento da equipa de futebol sénior do Louletano era dos maiores da sua série e se os objectivos passavam pela subida de divisão e o resultado foi o oposto do esperado (não, não ficou em quarto ou em quinto, desceu de divisão) não é legitimo que se questione o trabalho de quem comanda os destinos do clube? Afinal, o dinheiro do orçamento do L.D.C não vem do bolso dos contribuintes na sua maior parte?

É bom que se resfreiem as expectativas irrealistas de algumas pessoas ligadas ao Louletano D.C. que mais não fazem que prejudicar o clube a médio, longo prazo, e em nada contribuem para a sua sustentabilidade.

Quantos titulares tem a actual equipa sénior provenientes dos seus escalões de formação?

Alguém se lembra dos derbys entre o Louletano e o Campinense onde se defrontavam o Barriga e o Clara? Estão aí de regresso...

Pois...eu lembro-me. E lembro-me também que nem só de futebol vive o desporto.

Alguém por aí quer levar o Louletano D.C. à primeira divisão nacional? Pois...eu também queria...

Assinado: Partícula de Gentinha. Um convencido fazedor de opinião.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Muito boa esta tua abordagem ao "escrito" do vassalo.

    Por € 1 tive acesso ao artigo do dito.

    Estou a pensar também em dar-lhe uma achegazita.

    Há que retribuír quem merece.

    Beijos


    p.s. apaguei o meu anterior comentário por conter incorrecções ortográficas, sorry.

    ResponderEliminar
  3. Palmas, João ...!

    Tal como tu, também cresci no LDC e concordo com todas as tuas palavras ...!

    Cito o Cajuda:

    Agora "Tenham juizo" ...!

    Um abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar