A minha Lista de blogues

quinta-feira, maio 15, 2008

Exemplos de vida: Em defesa da mais bela rua do mundo

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre - Brasil

A mais bela rua do mundo


Rua considerada Património Ambiental e Ecológico de Porto Alegre


Recebi esta mensagem dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho.

Resistam, cidadãos de Loulé!

A mais bela rua do mundo só existe porque homens e mulheres de Porto Alegre lutam por ela.

Visite o site e fique maravilhado!

http://goncalodecarvalho.blogspot.com/

Aproveite para ver também a referência que os Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho fazem ao blogue Sombra Verde a quem aproveitamos para dar novamente os parabéns pela sua causa na defesa do património arbóreo mundial. O blogue Sombra Verde chegou por bons motivos ao outro lado do mundo.

http://sombra-verde.blogspot.com/2008/04/orgulhoso-nos-meus-alunos.html





5 comentários:

  1. É espectacular!! Parece que estamos numa floresta em vez da cidade! Quem me dera de haver uma rua daquele aqui! De certeza que no calor do verão dava mesmo jeito para dar um pouco de frescura a cidade..

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha a Rua Gonçalo Carvalho. Será que a nossa Avenida não podia ser hoje uma mini maravilha dessas ?
    A nossa Rua Ancha a do Arquivo Historico´era das ruas de Loulé que eu adorava. Aquela vegetação era para mim como um familiar. Talvez porque andei por ali na escola e brinquei à sombra daquelas árvores em tardes lindas da minha infância...... Palma

    ResponderEliminar
  3. Caro João,

    Fico feliz pelo apoio que receberam do Brasil.

    Aquela rua e o seu movimento de cidadãos são verdadeiramente inspiradores por dois motivos:

    1º) Provam que é possível termos ruas arborizadas sem que ocorram tragédias que afectem as pessoas ou os seus bens. Claro que os acidentes podem ocorrer em qualquer altura, mas não é pelo facto de as árvores crescerem em altura que se tornam mais prováveis, desde que as mesmas estejam de "saúde".

    2º) A luta dos seus moradores prova que, através da união e da persistência, é possível salvar e ver reconhecido o estatuto de património, a esse elemento tão importante nas cidades: as árvores.

    Eu apenas me limito a ajudar a divulgar estes exemplos, sentado ao computador. Não tenho um especial mérito nisso, amigo João, e não é falsa modéstia.

    Como já escrevi antes, esta luta tem que sair da "internet" e da "blogosfera" e vir para a rua. Como? Não sei, mas de alguma forma as pessoas têm que ser arrastadas para esta luta.

    Colocando alguns cartazes nas ruas de Loulé, montando uma banca com a ajuda de voluntários para recolher assinaturas, etc.

    Como já disse ao António Rocha, naquilo que puder ajudar, contem com o meu apoio a 100%. Se for preciso, no tempo livre que tenha, também me alisto para tentar a recolha dessas asinaturas.

    O exemplo que vem de Porto Alegre tem que nos inspirar e dar força...

    ResponderEliminar
  4. Não conheço Porto Alegre porque ainda não visitei o Sul do Brasil, a região mais desenvolvida e consciente do país. Provavelmente ainda este ano lá irei quando for conhecer a Foz de Iguaçu. Mas sei que Porto Alegre está entre as cidades mais arborizadas do mundo. Tal como a cidade de Goiânia, onde vivi 6 meses. Perto do apartamento onde eu vivia, bem no centro da cidade, havia um bosque chamado de Buritis. O arvoredo lá existente, com árvores centenárias, não foi abatido pela ganância da construção mas conservado e acrescentado com 3 lagos artificiais que dão grande beleza ao lugar. Lá tem sessões de teatro e outros espectáculos no Museu de Arte de Goiânia. Todos os dias há sessões de ginástica monotorizada por profissionais e também todos os dias há uma equipa de enfermeiros que fazem a medição da tensão arterial à população que lá vai fazer ginástica ou a caminhada por entre alamedas cercadas de árvores e centenas de pequenos animais. E esse bosque é um entre muitos outros que lá existe. O Campus Universitário deixou-me deslumbrado. Um enorme espaço verde e, entre o arvoredo, vê-se imensas estatuetas produzidas pelo estudantes. Jardins existem por toda a cidade: O Lago das Rosas e o das Vacas também eles bem encravados no coração da cidade com um lago cercado por uma área verde exuberante; O bosque de Botafogo que tem integrado o Parque Mutirama com numerosas quadras onde a juventude pode praticar futsal, voleibol e basquetebol; um parque infantil que é a alegria das crianças e o Planetário. Nunca vi cidade tão linda por causa do arvoredo. Até os defeitos, como por exemplo os fios de electricidade que são todos visíveis, são atenuados devido à exuberância da vegetação. Senti pena de deixar aquela cidade...Curiosamente a cidade tem baixa criminalidade ao contrário de Recife, capital com a mais alta criminalidade do Brasil. No Recife a vegetação tem dado lugar à construção desenfreada e especulativa.
    Venho a Portugal e o que vejo na minha cidade? Abate de árvores!!! A Ancha, miniatura desta rua de Porto Alegre, está despida, nua, feia. A Avenida José da Costa Mealha, cujoa sombra do arvoredo permitia o descanso e o atenuar do calor a muita gente, incluindo o pai do Sr. Presidente, está a ficar descarecterizada. O próximo crime? O Parque Municipal?

    ResponderEliminar
  5. Jorge. Belo testemunho!

    Um grande abraço. Ainda por cá?

    João

    ResponderEliminar