A minha Lista de blogues

quarta-feira, maio 14, 2008

Ainda o abate de árvores no concelho de Loulé: Há algum tempo atrás em Quarteira

Sobre o abate das árvores no concelho

Quarteira

Avenida Carlos Mota Pinto


Há tempos atrás, foi em Quarteira. Para aumentar os lugares de estacionamento automóvel, esse magnifíco símbolo de "modernização" citadina, cometeu-se a barbaridade do abate de perto de 200 árvores.

Também em Quarteira, não sabemos o motivo das árvores abatidas, porque ninguém se dignifica a explicá-lo.

A "modernização" e o "desenvolvimento" confudem-se com betanização.

Em Loulé atingiu-se a irracionalidade em relação às árvores do concelho

Avenida José da Costa Mealha - Maio de 2008


Mais não posso fazer do que deixar uma mensagem às futuras gerações.

Razões para não abater as árvores de Loulé e do Mundo:

1. As árvores como seres não humanos que são, são seres vivos. E como seres vivos que são, têm direito igual à existência, não podendo ser objecto da arbitrariedade dos belos interesses e prazeres mundanos da vida dos seres humanos. O Homem é também ele natureza (ou não será?) e faz parte de um sistema ecológico que quando degradado afecta fortemente a vida humana e não humana. Se não partirmos de uma visão antropocêntrica do mundo e da vida, só em casos de extrema necessidade para os seres humanos se deve destruir a vida vegetal. O equilíbrio dos ecossistemas assim o exige.

2. Em época de alterações climáticas cujo grande responsável são as emissões de carbono para a atmosfera, as árvores são as grandes regeneradoras do ambiente pois absorvem o carbono e produzem o oxigénio que respiramos.

3. Para os que são pouco sensíveis ao argumento ambiental, saibam que resultante dos acordos assinados por Portugal na sequência do protocolo de Quioto, Portugal, se não respeitar os limites de emissão de carbono para a atmosfera, tal como não está já a cumprir, vai pagar uma factura económica dolorosa devido às chorudas sansões económicas (multas sim) que terá que pagar. É triste que Loulé contribua para isso abatendo as suas árvores. Motivos económicos portanto.

4. A sombra das árvores proporciona espaços de lazer e sociabilidade às populações idosas que se reúnem debaixo das mesmas e são lugares onde se estabelecem relações sociais fundamentais à sua qualidade de vida, em época de redução do espaço público urbano e de individualização progressiva das relações sociais.

5. As árvores retêm as águas das chuvas, evitando as inundações citadinas que quando acontecem são ignorantemente atribuídas a causas divinas.

6. As árvores, segundo estudo científico levado a cabo recentemente, por uma Universidade Americana, parecem diminuir a probabilidade de prevalência da asma nas crianças. Ao contrário das ideias feitas, de senso comum, mais árvores igual a menos asma. Percebe-se, uma vez que diminui a quantidade de carbono, emitido pelos automóveis.

7. As árvores têm um efeito psicológico revigorante pois dão vida à cidade, evitando o cizentismo associado à poluição e ao betão.

Porque abatem as árvores do Concelho de Loulé? Se existe motivo válido porque não explicitá-lo? Sem mais palavras...

2 comentários:

  1. Resistam,cidadãos de Loulé!

    ResponderEliminar
  2. Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, vocês são um maravilhoso exemplo de cidadania ambiental, à semelhança também do Sombra Verde!

    Que lindo exemplo de vida na defesa da mais bela rua do mundo!

    ResponderEliminar