A minha Lista de blogues

sábado, março 06, 2010

Blogosfera Louletana

O blogue Sebastião do António Almeida fez seis anos esta semana. A política louletana, que nos partidos quase já se resume ao pensamento dos chefes de orquestra e que vai tenuamente sendo discutida em alguns cafés da cidade e em alguns poucos lares domésticos, saltou para a discussão pública através da blogosfera. Não há política no verdadeiro sentido da palavra, discussão das questões que dizem respeito à vida da polis e portanto, da vida de cada um e de todos nós, sem o debate, o contraditório, o envolvimento e a participação dos cidadãos. Com o Sebastião a política saíu para a rua. O mérito desta arruada já não é pouco. Que fique na blogosfera por muitos e bons anos.

Mais velho do que o Macloulé dois anos e uns poucos meses, nunca deixaram estes dois camaradas de partilhar uma discussão fecunda. Juntos pelas árvores da cidade. Do lado oposto da barricada em relação aos posicionamentos face à desgraça que é o partido socialista nacional. Por vezes de acordo nas pequenas e nas grandes coisas da vida. Outras vezes em total desacordo. Algumas vezes investindo em ataques violentos mútuos porque quem não se sente não é filho de boa gente. Um afirmando-se "independente", outro recusando essa suposta "independência", mas afirmando-se apartidário, sem recusar a importância fundamental dos partidos para a vida democrática local e nacional. Ambos, juntos, na recusa de um poder local que não consegue convencer os cidadãos de Loulé mais atentos à prática política local, da sua competência na gestão de um dos mais ricos e complexos concelhos nacionais.

A democracia é isto. Ao contrário do que pensam algumas almas conservadoras que encarnam ainda o espírito de outros tempos, a ordem social não se funda a partir de falsos consensos pastosos, mas sim a partir da pluralidade de perpectivas, da diversidade de pontos de vista, da negociação permanente e do jogo da busca do consenso a partir das situações conflituais inerentes a toda a vida social. O Sebastião está pois de parabéns. Que sirva de estímulo ao crescimento da blogosfera Louletana. Ela está a precisar de mais vida.

Visite aqui o blogue de São Sebastião http://ssebastiao.wordpress.com/2010/03/05/6%c2%ba-ano-de-sebastiao/

2 comentários:

  1. É verdade que como diz o João Martins a Blogoesfera louletana está a precisar de mais vida. Entretanto vida não falta ao nosso amigo "Sebastião" que já leva seis aninhos ao serviço das gentes de Loulé. Parabéns. Palma

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo João por te lembrares e admitires as diferenças que representamos e que tão dedicadamente partilhamos com quem se dá ao trabalho (ao fim de todo este tempo) de nos ler!
    Mesmo assim, sabes e eu sei, que outras diferenças há que necessitavamos de ver escritas para completa expressão do pensar global... Isso seria a forma de retribuir a nossa dedicação ao debate dos assuntos que interessam às pessoas reais, esperemos que apareçam essas outras vozes!
    Por mim é bom reconhecer que foi a blogosfera que me deu a conhecer o bom amigo que é, João.

    ResponderEliminar