A minha Lista de blogues

sábado, janeiro 24, 2009

Do Estacionamento Na Cidade de Loulé

Loulé, Sábado de Manhã
24 de Janeiro de 2009

Bloqueamento 1

Bloqueamento 2

Bloqueamento 3


Bloqueamento 4


Bloqueamento 5


Bloqueamento em Série

E no mesmo dia, sensivelmente à mesma hora

E no mesmo dia, sensivelmente à mesma hora

E no mesmo dia, sensivelmente à mesma hora


Qual é afinal o critério de selecção dos cidadãos com direito a multa?

Tive um professor de Antropologia na Universidade (um sábio), já de idade bem avançada, que quando tentava estacionar o seu carro à porta da Faculdade, era um fartote de rir para nós, seus alunos. Parava o carro, fazia marcha-atrás, batia no carro atrás estacionado, avançava o carro e batia no da frente e ia batendo consecutivamente na viatura de trás e da frente até conseguir um lugar para estacionar. Depois chegava à aula e desabafava "já até onde é proibido não se arranja lugar para estacionar".

Cada vez que percorro a cidade de Loulé ao Sábado de manhã lembro-me deste brilhante professor. Dou voltas e voltas aos quarteirões do centro da cidade na esperança quase milagrosa de um lugar para estacionar o automóvel.

Faz o meu ethos de cidadão cumpridor que nunca procure violar a lei, mas desespero a tentar cumpri-la. Toda esta parafrenália de palavras para dizer que em Loulé estamos perante um grave problema de estacionamento que tem vindo a ser persistentemente ignorado pelo governo da autarquia que nos (des)governa(?).

Dizia-me um amigo meu de longa data, funcionário público da autarquia, na discussão sobre este assunto, hoje de manhã, que a cidade até está bem servida de parques de estacionamento, as pessoas é que não os procuram. Depois alegou-me que era "só um euro" e que isso não era coisa nenhuma. Ainda tentei pô-lo a fazer contas de somar e multiplicar para ver se ele me dizia quanto é 1 euro vezes trinta dias do mês. Parece que a malta anda afortunada e eu é que sou mesmo um miserável.

Entretando a pressão populacional e urbanista vai crescendo e as respostas ao nível do ordenamento da cidade vão sendo adiadas. Para quando parques públicos de qualidade que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos?

Nota final: Zelar desta maneira pela aplicação da lei ao Sábado de Manhã quando não estão garantidas condições aceitáveis de estacionamento por parte da autarquia é de uma clara falta de bom senso.

3 comentários:

  1. Soberbo post!
    As imagens bastavam!!!
    Sabes João que, para ajudar a viabilizar a Clínica Privada da Misericórdia estão decididos a levar por diante uma obra temerária:
    Parque Subterrâneo no Largo da Graça!!!
    Pouco tempo darão aos trabalhos de Arqueologia, sendo legítimo temer, muita perda patrimonial e de conhecimento do passado do Mosteiro franciscano e sua envolvente... irei fazer um post sobre este perigo e este favorecimento!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o António as imagens bastavam.
    Que cena...

    ResponderEliminar
  3. Nunca há agentes para enviar para um local onde está a acontecer um assalto ou furto, mas há sempre 5 (sim cinco)agentes de bloqueador em riste para catar mais uns euros para o erário publico.
    Porque não ligaram para a esquadra nesse momento a informar que decorria um assalto em determinado sitio???

    A resposta seria que iriam logo que fosse possível pois não tem agentes suficientes.

    Não posso deixar de dizer que por vezes tambem nao ha respeito pois tanto os locais para deficientes como os de paragem das farmaçias estão ocupados por veiculos que não cumprem os requesitos de estacionamento.
    Nunca tive dificuldade em estacionar junto á estatua mas alguns conductores não estacionam dentro da praça porque enfim....., andar um pouco a pé tambem faz bem.

    ResponderEliminar