A minha Lista de blogues

quinta-feira, outubro 22, 2009

Deus Morreu!

"Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!"

Friedrich Nietzsche, A Gaia Ciência, 1887.

3 comentários:

  1. Caro João Martins. Aqui lhe deixo uma dica que talvez lhe interesse. Não sei se sabe destas declarações sobre a gripe A. clique- rauni kilde gripe.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo das 6:16,

    Muito obrigado pela informação. Esperemos que a Drª Rauni esta enganada. Não acredito em bruxas, mas que las hay, las hay.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Nietzsche, esse assombroso pensador inúmeras vezes mal entendido e que para mim, constitui uma importante descoberta! Alguém que inquestionavelmente ajudou-me a encarar o dito "real" e nomeadamente a questão religiosa de um modo completamente diferente.
    Enfim, uma referência!

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar