A minha Lista de blogues

segunda-feira, outubro 05, 2009

Da Progressiva Feminização da Política

"O novo Parlamento está mais igualitário e um em cada quatro deputados já são mulheres

A lei da paridade mudou o género na AR. Sem ela, dizem os cálculos das Nações Unidas, esta conquista levaria 70 anos a concretizar-se

A 27 de Setembro, foram eleitas mais 14 mulheres como deputadas à Assembleia da República do que em 20 de Fevereiro de 2005, o que representa uma subida de seis por cento do universo feminino no total de deputados.

Nesta legislatura, há já 62 deputadas eleitas, isto sem estarem apurados os círculos eleitorais da Europa e de Fora da Europa, que elegem mais quatro deputados. Há quatro anos e meio foram eleitas 48 mulheres. Ou seja, a percentagem de mulheres no total de deputados ascende agora aos 26,95 por cento, contra os 20,86 por cento que se registavam em 2005.

Esta subida do número de mulheres é provocada pela entrada em vigor da lei da paridade, que introduz nas listas eleitorais a obrigatoriedade de uma quota mínima de 33 por cento de representatividade para cada sexo. A lei também impõe que a distribuição na lista seja na relação de um elemento de um sexo e dois de outro em cada três nomes, o que faz com que de três em três nomes surja pelo menos uma mulher.

O peso das mulheres no Parlamento deverá aumentar agora não só por força dos resultados dos círculos da emigração, mas também com as substituições que vão ocorrer na bancada do PS a propósito da formação do Governo e de outras nomeações para organismos de Estado cujos cargos são de nomeação governamental."

Ver mais aqui: http://jornal.publico.clix.pt/noticia/05-10-2009/o-novo-parlamento-esta-mais-igualitario-e-um-em-cada-quatro-deputados-ja-sao-mulheres-17955599.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário