A minha Lista de blogues

segunda-feira, abril 06, 2009

O Estado do Ambiente no Algarve

O macloulé felicita e agradece a tomada de posição pública das Associações Ambientais, na sua denúncia do "assalto generalizado" ao território algarvio e pede a atenção das entidades que governam a região para aquilo que vem denunciando como um autêntico "saque" territorial da região do Algarve.

Obrigado caros amigos do ambiente e do ordenamento do território!

"Ambiente do Algarve alvo de "assalto generalizado"

Ambientalistas ameaçam fazer queixas à Comissão Europeia

Sete associações ambientalistas ameaçam levar várias queixas à Comissão Europeia (CE) devido ao “assalto generalizado” de que está a ser alvo o Ambiente na região algarvia. As associações reuniram para fazer o ponto de situação do estado do Ambiente no Algarve e o diagnóstico “é bastante preocupante”, dizem. Vão tentar encontrar soluções para os problemas, mas em última instância farão queixas à CE.

Na mira dos ambientalistas estão por exemplo os projectos PIN - Potencial Interesse Nacional. Dizem que criam "enormes problemas sustentabilidade” e que passam por cima de todos os planos de ordenamento. Ainda sobre os projectos PIN, falam concretamente no projecto para o Pontal em Faro. Defendem que a ser aprovado "irá destruir o pulmão da cidade e uma das últimas manchas de pinhal do Algarve”.

Os ambientalistas falam ainda no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Acusam a Comissão de Acompanhamento de só ter reunido duas vezes desde 2007, e que a taxa de aprovação “é reduzidíssima”, que está “nos 8,6%”. Sobre o QREN sublinham também que na questão dos projectos ligados ao Ambiente a taxa de aprovação ainda é menor, “7,6%”. Caracterizam de “ridiculamente pequena”. Dizem que só foram aprovados cinco projectos, todos de Autarquias.

Constituem outros motivos de preocupação para os ambientalistas questões ligadas a alguns planos de ordenamento e excesso de campos de golfe, mas salientam aquilo que chamam de “incidentes ambientais gravosos”: Falam dos “esvaziamentos cíclicos da Lagoa dos Salgados (...), liquidação do Pinhal da Praia Verde, construções ilegais e abandono na Mata de Vila Real de Santo António, descargas irregulares de efluentes na Ria Formosa”. "

As associações são a Almargem, Quercus, LPN, A Rocha, AMA, APOS e ALTELA.

in http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93245

Pode ver a declaração conjunta das Associações Ambientais aqui:
http://almargem.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário