A minha Lista de blogues

terça-feira, julho 08, 2008

Sonhos de uma noite de Verão...



“O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente”, escreveu Freud na sua obra-prima A Interpretação dos Sonhos. Há muito tempo que não me lembrava dos meus sonhos nocturnos. O sonho desta noite trouxe o recalcado à memória.

Sonhei que o primeiro ministro de Portugal, José Socrates Carvalho Pinto de Sousa, não tinha dito nas televisões portuguesas que quem acusa este governo, que se diz socialista, da responsabilidade pela crise "interna" "só pode estar do lado do Diabo". É que para o homem que está do lado de Deus e vai certamente para o céu há efectivamente duas crises.

Uma crise "interna" que graças ao Deus Sócrates pôde ser travada e permitiu a salvação da pátria. E uma crise "externa" que tem que ver com o aumento do preço dos alimentos, com o aumento do preço do petróleo e dos combustíveis, com as alterações climáticas e com outros males que pelo mundo fora tanto dano fazem a quem está do lado de Deus e do lado de "dentro" deste rectângulo à beira mar plantado .

A partir de Sócrates ficamos a saber, o que nos acontece de bem deve-se aos que estão do lado de Deus, o que nos acontece de mal, só pode ter sido por estarmos do lado do Diabo. Como não consigo ver o Portugal com os problemas de "dentro" e o Portugal dos problemas de "fora" só tenho um remédio, estar do lado do Diabo. Nada que os psicólogos já não tivessem explicado.

Depois sonhei que Manuela Ferreira Leite, futura primeira ministra de Portugal, não tinha dito que não era retrógada. Ela até respeita as orientações sexuais de cada um, o que acha, é que os homosexuais não são seres humanos como os outros, e portanto, devem ser descriminados negativamente. Sonhei então que, ou a futura primeira ministra de Portugal não tinha lido a Constituição da República, ou, se a tinha lido, não a quer é mesmo cumprir. Nada mau para uma futura primeira ministra de Portugal.

No meio de tanta confusão, advinda desta minha interpretação dos sonhos, apareceu-me também o homem de Boliqueime. Sonhei pois, que um tal de Presidente da República de um país que se chamava Portugal, no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, entrevistado por uma dessas novas espécies incomodativas denominadas de jornalistas, respondeu que não respondia ao que lhe era perguntado porque esse dia era para comemorar, uma vez ser Dia da Raça.

Para terminar a noite em beleza, sonhei ainda que os líderes das nações da América do Sul, alguns deles, líderes de democracias de qualidade duvidosa, tinham acusado a União Europeia de ter vergonhosamente aprovado a directiva de retorno que abre portas à criminalização dos emigrantes. Chavez, Lula, Morales e companhia, teriam neste sonho meu, referenciado a Directiva da Vergonha para questionar a qualidade da democracia na Europa.

Mesmo na fase final do sonho, apareceu o fantasma do racismo institucional. Em pleno coração da União Europeia, com o governo conservador de Berlusconi em Itália, esse paladino defensor da democracia ocidental, a decretar que se faça um levantamento do ADN da população cigana que habita o país da bota.

Acordei sobressaltado e vi que nada disto era verdade. Foi apenas um sonho de mais uma noite de verão...do lado do Diabo certamente...

1 comentário:

  1. Caro João Martins. Vá tendo muitos desses "sonhos" que nós não nos importamos de os ler. Assim ficamos muito mais elucidados sobre os seus "estranhos sonhos". Cumprimentos e bem haja.

    ResponderEliminar