A minha Lista de blogues

quinta-feira, julho 03, 2008

(Des) Ordenamento da Orla Costeira no Concelho de Loulé:

Dunas Douradas - Praia das Marias

Nota: Clique em cima da foto para ampliação da imagem.

"Esta semana, a revista Única, do Expresso, traz um anúncio promovendo a venda de apartamentos e moradias na chamada urbanização das Dunas Douradas. Quem olha para a fotografia que ilustra o anúncio publicado no semanário em causa, não imagina que aquela imagem idílica não tem rigorosamente nada a ver com aquilo que está no local. Já anteriormente tinha chamado a atenção para o atentado urbanístico e paisagístico que estava a ser cometido nas Dunas Douradas, com o beneplácito da C.M. de Loulé e o apoio a nível de consultadoria de um conhecido político local, tanto quanto me foi transmitido ligado ao PSD. Ontem, tive oportunidade de comprovar o desastre que aconteceu nas Dunas Douradas. Onde antes estavam pinhais e uma paisagem de grande conforto e beleza para quem saía da praia, passou a estar um conjunto disforme de monos de betão que se atropelam mutuamente, todos de um profundo mau gosto - as chaminés são aos montes e indescritíveis, os candeeiros da via pública dos mais feios que há, as balaustradas do mais ordinário, o restaurante está pintado de cinzento... - enfim, um hino ao mau gosto e à fealdade, um verdadeiro desastre para os olhos a menos de cinquenta metros da duna. Convido Luísa Schmit, a investigadora e a interessada cidadã, e a Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) a visitarem este aborto e a esclarecerem como foi possível permitir uma barbaridade destas. Alguém devia ser chamado à pedra."

Texto copiado do Blogue O Bacteriófago
in http://www.microrganismo.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Realmente caro J. Martins. Esse aborto é mesmo um atentado (entre outras coisas) à nossa visão e sensibilidade. Quem arquitectou e autorizou tal "obra," quis-nos encher o olho com muitas chaminés, assim, "contentando os parvinhos" dos Algarvios com um símbolo da região. Por este andar, um dia terão que "construir" mais praias para compensar as tão já superlotadas. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo obrigado pela sua visita e o seu comentário. A ausência de comentários a este post revelaque tem toda a razão. Nós os Algarvios, onde se me permite me insiro somos uns "parvinhos" que aqui andamos. Tudo é permitido há frente das nossas barbas. E a cidadania tarda em chegar...é caso para dizer...foi você que falou em regionalização?

    ResponderEliminar