A minha Lista de blogues

domingo, julho 27, 2008

Regresso ao passado: A minha Escola Primária

A Escola "paga" da Dona Dorila



Foi nesta escola que fiz a escolaridade "primária" da altura. Tal como eu, gerações inteiras de residentes e naturais de Loulé aqui deram os primeiros passos na arte do ler, escrever e contar.

Enquadrada, como não podia deixar de ser, na Escola Primária do Regime Salazarista, aqui era privilegiada a socialização para a obediência, para a disciplina e para a reprodução das hierarquias sociais.

Não havia trabalho de grupo, não havia quaisquer tipo de interacção com a comunidade envolvente, não havia a miníma preocupação com o desenvolvimento da criatividade, eram muito pouco trabalhadas as competências sociais.

As competências cognitivas centradas sobre a leitura, a escrita e o cálculo eram o móbil principal do acto pedagógico.

O jogo escolar, pergunta da professora, resposta dos alunos, tinha que ser jogado na perfeição, com o domínio total das regras. Após a pergunta, braço no ar, esperar pacientemente pelo sinal de aprovação da professora e dotado da certeza (absoluta) da resposta certa, avançar com a "boa" resposta. E era bom que os pupilos avançassem com a resposta esperada, senão lá vinha de imediato a sansão (reguada incluído).

Dentro daquilo que foi o sistema de ensino da época, a Dona Dorila foi uma professora de eleição. Ainda tentou em carta ao Ministério responsável, que eu passasse da Terceira para o Ciclo, carta que veio com resposta negativa do dito cujo. Ouve quem melhor sorte tivesse em anos anteriores.

A minha sincera homenagem a uma professora que foi de um profissionalismo inexcedível e detentora de um verdadeiro sentido missionário.

Ps: Frequentei esta escola dos seis aos dez anos de idade. Entre 1976 e 1980. Era o fim do Regime Salazarista e a génese da Democracia Portuguesa. A reforma de Veiga Simão começava a chegar às escolas.

1 comentário:

  1. Boa João... sempre recordando S. Sebastião!
    Sabes que conheci a filha e duas netas da Dona Dorila.Ficou a filha, na altura, interessada na proposta que lhe fiz de homenagear no "sebastião" otrabalho de sua mãe e aceitou facultar-me imagens e, em particular, o LOUVOR assinado pelo Ministro à sua acção docente.
    Quem primeiro falou dela no meu Blog foi o António Piçarra (também aluno dela!) e estavamos no tempo da colocação à venda do Edifício da Moagem. Fiz diversos telefonemas para Ofir,onde residem, recebendo garantias de colaboração... Deverei contactá-las de novo pois ela merece e o assunto é interessante para a História Local.
    Veremos se o exemplo do Helder Cavaco não afectará este interessante imóvel!

    ResponderEliminar