A minha Lista de blogues

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Socialistas e Socralistas

"Há, no entanto, várias maneiras de ver os partidos: o modo clubista, que os vê à imagem das claques de futebol, vibrando cegamente, em todas as circunstâncias, contra todos os adversários. A concepção pretoriana, que os concebe como um organismo de natureza mais ou menos militar, que se destina sobretudo a proteger e perpetuar no poder o chefe e os seus acólitos. E a visão cidadã, que os estimula e respeita como associações de pessoas livres que partilham, de um modo naturalmente controverso, valores idênticos e projectos convergentes para o país.

Estas três dimensões existem, em maior ou menor grau, em todos os partidos. O que os diferencia, para lá da ideologia, é o peso de cada um dos factores. É o que se compreende facilmente se repararmos no facto de as ditaduras se darem bem com os dois primeiros factores, o clubista e o pretoriano, mas mal (muito mal mesmo como se tem visto nestes últimos dias no Egipto) com o terceiro, que aponta para a liberdade dos cidadãos com todas as suas consequências."

Manuel Maria Carrilho

Subscrevo, na íntegra, o artigo de Manuel Maria Carrilho.

Aqui:
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1774073&seccao=Manuel%20Maria%20Carrilho&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário