A minha Lista de blogues

domingo, fevereiro 27, 2011

Homofobia no Banco de Trás do Autocarro

Há alguns dias atrás vinha eu de Lisboa para o Algarve em viagem de autocarro e atrás de mim um jovem passageiro com pouco mais de vinte anos telefonava a uma amiga. Como a viagem era de noite, no meio do silêncio era impossível não ouvir a conversa e uma boa parte da conversa rezava assim: "No outro dia estava na minha casa em Lisboa e fui passear o cão, sabes o que é que eu vi? Nem queiras saber. O mundo está perdido. Dois brasileiros de fato de xadrez e bonézinho na cabeça entraram no supermercado de mãos dadas. O mundo está perdido. E aos beijos no meio da rua. Entraram no supermercado de mão dada, com a maior descontração do mundo, fizeram as comprinhas e sairam na maior, como se não fosse nada com eles, aos beijinhos, com crianças por ali a ver e tudo. O mundo está perdido. Que grandes paneleiraços!" Rezava assim a história e eu não pude deixar de me lembrar que escolas portuguesas impediram de avançar uma campanha de sensibilização contra a homofobia. Há uma mudança positiva na sociedade portuguesa nas últimas décadas que já permitiu que o parlamento português aprove leis onde os homossexuais podem constituir matrimónio, mas a sociedade não muda por decreto e ainda há um longo caminho a percorrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário