A minha Lista de blogues

domingo, março 01, 2009

Para mais tarde recordar: Abate de árvores em Quarteira

Fevereiro de 2009

Abate de Árvores em Quarteira

Avenida Francisco Sá Carneiro

Árvores

Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?

Sophia de Mello Breyner Andresen

7 comentários:

  1. É a «conversa» da Natureza e das preocupações ambientais que foi um dos temas deste ano do Carnaval de Loulé. Com preocupações destas.....
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Natureza?Onde estão as preocupações dos politicos louletanos pela natureza?Foram neste concelho reprovados vários campos de golfe pela agência portuguesa do ambiente ver aqui http://www2.apambiente.pt/IPAMB_DPP/
    e o que fez a camara visto que alguns já estão feitos?e o que tem a camara e os louletanos a dizer sobre o aterro feito na quinta do lago roubando terreno á ria para fazer um pedaço de campo de golfe ao lado esquerdo da ponte de madeira em direção ao pontal?quando a maré enche entra dentro do campo de golfe?estão vcs preocupados com umas avorezinhas quando o maiores atentados vos escapam? nesse mesmo bendito caminho que vai até á praia de faro vai agora fazer um ano,disse-me ai há dias um mariscador que admirou-se de ver centenas de sacos pretos ao longo do caminho e várias carrinhas da C.M.Loulé a carregá-los.Espreitou para dentro deles e ficou arrepiado.Toneladas de douradas,sargos e outros peixes mortos, no rio do muro, devido a uma descarga da etar de s.lourenço. Diz ele se for apanhado a pescar um kilo de peixe é logo é multado,mas matar toneladas de peixe não se passa nada.É isto que não se entende.Disse-me tb esse velhote que quando é dado o pesticida para matar a bicharada da relva nesse dia quando é regada a relva formam-se poças de agua nas zonas baixas do golfe,quando a passarada vai beber,diz ele morrem ás centenas.Alêm dos quimicos que vão dar á ria onde mata tudo á sua volta,não se vendo na zona da quinta do lago nem bocas cava terra nem vivaalma marinha.Há que alertar para isto.Há que exigir á camara que obrigue os proprietários dos campos de golfe reprovados a destrui-los.Força para o vosso blogue.

    ResponderEliminar
  3. Caro JP, para o caso será de realçar a ETAR da quinta do lago,e não a de s.lourenço.Pois muito bem!então onde está a fiscalizaçao das Águas do Algarve?ou nao lhes convem
    a fiscalizar,ou estão a esconder o mau serviço pela empresa que lá labora, sem funcionários á altura de uma ETAR daquela dimensão?e a Infraquinta o que lá fáz? e a administraçao da quinta do lago?t/b nada vê? e o M.do ambiente ? tá tudo conivente com a cml?
    Um bem hja ao v/blog,e, que este assunto, não fique por aqui.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos,

    Agradeço a vossa visita. O assunto que abordam parece-me da maior importância para a qualidade de vida da população do concelho. Infelizmente (ou felizmente) este blogue tem por hábito falar apenas do que conhece a partir da informação que recolhe ou que está disponível.
    Logo que melhor informado penso que esse assunto é da maior relevância. Já tinha ouvido zunzuns sobre o assunto pelo que agradeço se tiverem mais informação disponível a divulguem. Fica o registo. O funcionamento das ETARS.
    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  5. Muito grave, a confirmar-se, esta situação vem dar razão às reservas que tenho sobre o carácter "banal" da biomassa vegetal, além de, claramente, pôr em risco a saúde pública por via dos produtos da Ria Formosa que consumimos e de que não nos chegaram alertas. A mortandade de douradas precisa ser verificada e, a confirmar-se, terão sido cometidos dois crimes, a saber: Ambiental por parte do causador e Encobrimento e dolo para saúde pública por parte da Autarquia e outros conexos.

    ResponderEliminar
  6. A anterior empresa "Degremon" que esteve lá desde o inicio do funcionamento da ETAR,foi corrida do concurso que as Águas do Algarve promoveu,porquê? custos elevados de manutençao,pois é meus amigos,omeletes sem ovos, quem as faz?

    ResponderEliminar
  7. meus caros,a polémica á volta do freeport só tem mais visibilidade por causa das luvas,porque em relação a estudos de impacte ambiental o algarve desgraçadamente tem mais casos escandalosos que o freeport onde foi feito e aprovado um estudo de impacto ambiental em tempo recorde.Mas,no algarve quantos projectos foram feitos sem o referido estudo?vão aqui http://dre.pt/pdfgratis/2000/05/102A00.PDF
    e vejam nos anexos todos os projectos que obrigam a EIA e AIA e depois digam quantos ficaram por fazer na nossa região e no algarve.Esta é que é a verdade.Ainda Assim o municipio de Loulé é no algarve que mais projectos submete a apreciação.Mas muitos ficam por se submeter a escrutinio.Bem ajam.

    ResponderEliminar