A minha Lista de blogues

domingo, março 08, 2009

O Dia Delas

"Sede meus admiradores, como eu sou de Cristo. Felicito-vos porque em tudo vos lembrais de mim e guardais as tradições, conforme eu vo-las transmiti. Mas quero que saibais que a cabeça de todo o homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus (...)
O Homem não deve cobrir a cabeça, porque é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do Homem. Pois não foi o homem que foi tirado da mulher, mas a mulher do homem. E o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem."
in António Costa Santos, Proibido, Editora Guerra e Paz, 2007, p. 32.

Assim escrevia Paulo aos Coríntios no ano 57 d.c.
De lá para cá muitas barreiras de género foram eliminadas, muitas desigualdades se atenuaram, antigas desigualdades se mantiveram, novas surgiram e se reinventaram, mas o movimento global é de igualização de oportunidades sociais entre homens e mulheres.

A dominação masculina, que impede uma maior igualização de oportunidades de género, pode começar a ser compreendida, desde logo, nas palavras de Paulo aos Coríntios.

A todas um feliz 8 de Março e que dia das mulheres, possa ser, todos os dias...

1 comentário: