A minha Lista de blogues

quarta-feira, novembro 04, 2009

Os Blogues do Concelho e o Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião

Caro senhor Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião. Não me arrogo de representar a voz dos blogues do Concelho de Loulé, mas não posso deixar de me arrogar a representar a mim mesmo. E não posso deixar de repudiar veementemente as suas palavras na tomada de posse do novo mandato para a Junta a que vossa excelência preside, no que toca à blogosfera concelhia. Saiba vossa excelência que vivemos em democracia e que felizmente, ou infelizmente, conforme o entendimento que as boas almas têm da mesma, a liberdade de expressão, é um dos bens mais preciosos que a revolução dos cravos nos permitiu a nós, cidadãos comuns, disfrutar. Já se percebeu que o senhor com as suas já frequentes referências à blogosfera louletana não prima propriamente por morrer de amores pela crítica pública e pelo livre escrutínio da forma de exercício do poder político. A blogosfera não é mais do que um suporte utilizado pelos cidadãos para manifestarem a sua opinião em relação à forma como é gerida a coisa pública. Tem razão o senhor quando se queixa de possíveis injúrias realizadas no espaço blogosférico, mas para isso existem as leis e os tribunais e o senhor deve agir em conformidade e não partir para a "censura" da blogosfera do concelho. Saiba que tenho todo o direito de opinar políticamente e a minha opinião em relação à sua gestão da freguesia é muito desfavorável. Para mim, o senhor será sempre o presidente de São Sebastião do tempo em que a cidade encolheu. Não lhe fica nada bem na tomada de posse a sua referência negativa à blogosfera louletana. Apenas revela a sua enorme dificuldade em fazer face à crítica pública. Pode imprimir mais esta página e juntar às já centenas da sua colecção. No dia que alguém fizer a História desta época, da Freguesia de São Sebastião, estará concerteza perante uma boa base documental para compreensão de um determinado modo de governação.

Com os melhores cumprimentos
João Martins

PS: O tempo e a energia que vossa excelência dispensa a reagir à blogosfera louletana, podia, por exemplo, dispender em zelar pelo acerto das horas dos relógios públicos (sim, públicos) da freguesia. É que pelo terceiro ano consecutivo (sim, o terceiro) as horas não acertam com a hora de Inverno e para sua informação e conhecimento, a hora já mudou há perto de uma semana.

3 comentários:

  1. Não menospreze o poder do exmo sr presidente da junta de freguesia de são sebastião :o seu amigo do calçadão de quarteira já não publica comentários «asquerosos»... está acagaçado

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, João,vque os comentários podem regressar ao teu blogue!
    Na verdade fiz diversas tentativas, reavivei contas do blogger e do Google e mesmo assim não resultou.
    Tenho no "sebastião" um agradecimento do Luís Furtado pelo post que produziste para "as árvores de portugal" utilizando a sua obra. Por, também ele não ter conseguido comentar aqui.
    Sobre esta alergia, raiva ou pânico de Horácio Piedade aos blogues louletanos, que li com muito agrado e reputo de brilhantemente estruturado e de límpida justeza, quero que saibas que devemos deixar de escrever o nome do senhor autarca por não merecer ser nomeado num Estado de Direito Democrático que se legitima pela Garantia dos Direitos Cívicos que confere aos Cidadãos sem excepção ou privilégio.
    Em suma: na parte que me diz respeito, prosseguirei a crítica aos actos políticos naquilo que entender opinar, sem nunca o nomear. Na validação de comentário substituirei o seu nome pelo cargo que exerce por via do voto popular sem a ele me referir enquanto acumulador de funções!
    Não contribuirei mais, nem de forma indirecta, para a sua notoriedade ou dando azo a intervenções em acto solenes ou a publicações na imprensa subserviente!
    Será o "Presidente da Junta" que colecciona textos de blogues para ler quando se reformar. Tal, aconteça, desejo eu, mais cedo que tarde para, enfim, se arrumar esta aberração democrática.

    ResponderEliminar
  3. Caro Almeida,

    Efectivamente, pela primeira vez fechei o blogue a comentários exteriores, uma vez que a ameaça à blogosfera louletana paira efectivamente no ar. É triste que mais de trinta anos depois do 25 de Abril sejam deste tipo as pessoas que nos governam. Lamento que os louletanos não se apercebam deste género de coisas, que são gravíssimas para a vida democrática do concelho de Loulé. Infelizmente, na blogosfera o sr. Horácio Piedade perderia as eleições. Infelizmente, a freguesia de São Sebastião tem níveis de iliteracia que só beneficiam a quem nada faz para mudar esse estado de coisas.

    Um grande abraço.

    Para o Luís Furtado o meu obrigado por não se ter impotado de ter utilizado a imagem da sua obra, mas sobretudo um obrigado de reconhecimento pela forma como tem representado com arte e sabedoria a cidade de Loulé. A arte não tem preço.

    Um grande abraço aos dois.
    João Martins

    ResponderEliminar