A minha Lista de blogues

segunda-feira, novembro 09, 2009

Opinião dos Blogues de Loulé Sobre os Abates de Árvores

A opinião do Helder Raimundo do blogue Contrasenso. Uma voz a seguir com muita atenção:

"Corre uma discussão acesa sobre o abate de árvores no ‘Hospital da Misericórdia’. No blogues 'Sebastião' e 'MAC Loulé' é possível ler como, muitas vezes, estas questões são diálogos de surdos ou ainda neste caso, uma grande confusão entre os valores naturais e patrimoniais. Seria bom que se lesse um pouco, um poucochinho que fosse, de Lévi Strauss, para se perceber o que é a natureza e o que é a cultura, e sobretudo que elas não se opõem, tendo a ‘cultura’ a obrigação de ser mais responsável pela defesa da biodiversidade, em todos os campos. Para mim, um dos aspectos importantes desta discussão é perceber que o debate participado destes temas deve ser feito antes, e nunca depois, de qualquer acto que ponha em causa a vida cultural de qualquer território. Em tempos fui dos primeiros a escrever sobre o assunto e a pôr em causa opiniões escondidas sobre a questão. Ler o que publiquei neste blog (Abril 2007 e Outubro 2007) e em A Voz de Loulé (Março 2005)."

Ver aqui: http://contrasensus.blogspot.com/2009/11/abate-de-arvores-em-loule.html

PS: A imagem em cima é da Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre. A primeira rua declarada Património Ambiental de Porto Alegre. Os Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho são um movimento de cidadãos fabuloso que tem permitido que as árvores de Porto Alegre continuem com a sua dignidade. Um exemplo para os cidadãos de todo o mundo.

Ver aqui: http://goncalodecarvalho.blogspot.com/

5 comentários:

  1. João: Esteja à vontade e utilize como quiser. Abraço Palma

    ResponderEliminar
  2. Olá Palma,

    Obrigado.
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. http://img84.imageshack.us/img84/3865/946.jpg

    http://img407.imageshack.us/img407/7210/925t.jpg

    Cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. Interior do Brasil, relativamente perto da capital Brasília. Parque de Buritis, um entre muitos existentes, em pleno centro da cidade. Cidade onde não existe uma única rua sem arvoredo e só desse modo é possível suportar as temperaturas superiores a 30º. Nunca lá senti calor...há sempre uma sombra de árvore...
    Lá constrói-se mas o arvoredo é preservado. Tem 3 milhões de habitantes e 0,8 árvores por habitante!!!

    ResponderEliminar
  4. Para ver as imagens copiar e colar.
    Os lagos do Bosque de Buritis são artificiais. Em lugar de destruir para construir embelezaram o parque com os lagos. É um espaço de convívio, de caminhadas, de ocupação de tempos livres com especial destaque para ginástica, dança e teatro.

    ResponderEliminar
  5. Porque será que só tão poucos dão a cara a uma causa que diz respeito a toda a humanidade?

    ResponderEliminar