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sexta-feira, novembro 06, 2009

Da Avaliação de Desempenho

Os professores e os alunos sabem que a avaliação é das questões mais delicadas do processo de ensino-aprendizagem. E sabem que 0. 025 valores podem gerar uma tempestade. Avaliar, quer queiramos, quer não queiramos, não consegue deixar de ser um acto de julgar. E ninguém convive em paz com um julgamento percepcionado como injusto. Os melhores Gestores de Recursos Humanos, também sabem bem, que pior do que não ter nenhum sistema de avaliação de desempenho, é implementar, um sistema de avaliação de desempenho, que fabrica injustiças, consideradas, injustas. Se isso acontecer a empresa arrisca-se a entrar em convulsão.

Ora leiam lá esta notícia da página 2 do Público de hoje, com especial atenção para o último parágrafo:

"José Sócrates defendeu ontem que "seria irresponsável suspender a avaliação quando 48 mil a 49 mil docentes já foram avaliados"; os partidos da oposição, os sindicatos e as associações de professores contra-argumentam que ter em conta as classificações deste primeiro ciclo é que será "irresponsável" e "injusto".

Os professores reclamam duas coisas distintas. Por um lado, que o actual modelo de avaliação seja suspenso, não se iniciando na prática (com a entrega dos objectivos individuais, que as direcções das escolas calendarizaram para Dezembro ou Janeiro) o segundo ciclo de avaliação (relativo a este e ao próximo ano lectivo). Em relação ao primeiro ciclo avaliativo, que termina a 31 de Dezembro, pedem que a classificação não seja tida em conta para a progressão na carreira e para os concursos.
Sustentam este segundo pedido na disparidade de critérios seguidos por cada uma das escolas. Um exemplo: se nalgumas as direcções se recusaram a avaliar os docentes que não entregaram os objectivos individuais, noutras os professores puderam entregá-los em Agosto, depois de concluído o período a avaliar, havendo ainda casos de colegas que foram avaliados sem os terem apresentado, sequer."

in http://jornal.publico.clix.pt/noticia/06-11-2009/injusto-e-suspender-ou-nao-suspender-18166733.htm

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