A minha Lista de blogues

terça-feira, junho 17, 2008

Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca

Loulé, ano de 2008

Avenida José da Costa Mealha

Trabalhos de "requalificação"


Desertificação ameaça Algarve

"O Algarve é uma das regiões europeias que apresenta um risco elevado de desertificação a nível do solo, floresta, água e clima, associado aos incêndios, seca, alterações climáticas e gestão de água (...).

Estas são algumas das conclusões reveladas num seminário internacional no âmbito do projecto SIDS Algarve (Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), integrado no programa da presidência portuguesa da União Europeia.

A zona que apresenta mais problemas evidentes de desertificação é a Serra do Baixo Guadiana, na zona Nordeste do Algarve, delimitada a Norte pela Ribeira do Vascão e a nascente pelo Guadiana, e inclui todas as freguesias do concelho de Alcoutim e as freguesias de Odeleite e Azinhal, do concelho de Castro Marim.

Os principais sinais de desertificação são a erosão, empobrecimento do solo, perda de biodiversidade, desagregação da estrutura familiar, desertificação humana, envelhecimento da população, diminuição da precipitação, escassez de água no solo e abandono das terras e da agricultura tradicional.

Para solucionar a desertificação nesta área do Algarve, o estudo indica algumas pistas, nomeadamente a introdução de rotações com pousios, a redução da aplicação de químicos, a recuperação da flora local em viveiros e arborização dos terrenos com espécies adaptadas à região.

O estudo acrescenta ainda que para combater a desertificação e erosão dos terrenos se deve aumentar a capacidade de infiltração de água no solo, utilizar sebes vivas, fazendo uma correcta gestão e aproveitamento dos matos e adequar as culturas e a sua rotatividade ao tipo de solo."

Nota: Estes resultados, divulgados em seminário, no âmbito do projecto SIDS, foram divulgados em Outubro de 2007. Há menos de um ano atrás, portanto.

E nós por cá? Poderíamos começar por não abater as poucas árvores que temos e dar o exemplo aos cidadãos do concelho.

Ou será que poderemos implementar este tipo de políticas sem conquistar os cidadãos para práticas ambientalmente sustentáveis?

Fonte: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=17282
Ps: Os destaques a bold são de nossa autoria .

3 comentários:

  1. Estamos mesmos tramados a longo prazo não é João Martins ? A Andaluzia então ainda deve estar em piores condições já que as temperaturas são sempre altíssimas a partir de Abril - Maio. Hoje vi uma notícia que me deixou surpreendido. Portugal é o 18º país mais amigo do ambiente entre 149. O resultado é do Índice de Desempenho Ambiental 2008 apresentado em Davos - Suiça, país líder neste ranking que analisa o empenho das populações em relação à protecção ambiental. Valha-nos isso. Uma boa noite - Palma

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela preciosa informação Palma. Já agora acrescento esta: "Na verdade, os piores resultados surgem no indicador de áreas marinhas protegidas e conservação efectiva da natureza."

    Na Conservação da Naturexa estamos mal. Estamos, não estamos?
    Magnífico post o seu último.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Não sou um entendido na matéria. Vou lendo aqui e ali e sobretudo no Mc blog onde se aprendem sempre coisas rs. Abraço . Palma

    ResponderEliminar