A minha Lista de blogues

segunda-feira, junho 27, 2011

Jornalismo de Incubação Neoliberal

Acabo de ouvir no jornal dantes nacional da TVI a droika que habitava a direcção de informação da RTP. José Alberto Carvalho em Portugal e Judite de Sousa em directo de Atenas a dizerem aos portugueses que a culpa da situação da Grécia é exclusivamente dos próprios gregos. A estratégia é conhecida e trata-se de consciente ou inconscientemente transformar a vítima em culpado.

A história da carochinha é deveras maniqueísta. Os Gregos são incapazes, incompetentes, preguiçosos e não se comportam bem como a Troika do FMI, BCE e CE os aconselha. Nada disto é novidade para ninguém vindo do etnocêntrico e poderoso olhar do centro da Europa. Já começa a ser ridículo quando são os próprios PIGS a rotularem-se uns aos outros dessa maneira. O final deste racícinio já sabemos onde vai parar: - Portugal não é a Grécia e os portugueses nada têm que ver com os gregos.

Não deixa de ser engraçado que o jornalismo de incubação neoliberal que ainda há pouco tempo sob o jugo do poder socrático atríbuia a crise a factores "externos", a crise era da "situação internacional", vá agora para a Grécia fazer reportagens onde atríbui a culpa a factores "internos", o mesmo é dizer, aos próprios Gregos. Para esta gente que nos lava o cérebro à hora do jantar, não há capitalismo selvagem, economia de casino, predação neoliberal, desigualdades de condição económica ou outras, agências de rating e políticos passadeira rolante a deixar o "mercado" devastar milhões de vidas humanas e Estados nacionais. Nada disto existe no vocabulário jornalístico convencional. Existe o bom, inevitável e inquestionável plano da troika e pessoas obedientes para o pôr em prática. Para além disto tudo, o resto é desvio e malandragem. Olha se não vivessemos na era da internet.

1 comentário: