A minha Lista de blogues

terça-feira, abril 19, 2011

Tudo Pela Nação Nada Contra a Nação



1. Há coisas que me espantam quando o desespero se apodera da troika nacional. Tudo se passa como se as elites dominantes vissem as suas posições de poder ameaçadas e tocassem num rebate de última hora ao apelo da unidade nacional.

2. O que é difícil de entender é como é que depois de anos a fio de compromissos nacionais em torno do "bloco central de interesses" sem quaisquer rupturas de caracter ideológico significativas que se visse, as elites do regime ligadas ao PSD e ao PS venham agora apelar à necessidade urgente de um "compromisso nacional". Então mais do mesmo com os mesmos intervenientes de sempre é aquilo de que Portugal precisa para sair do marasmo? Não será isso apenas e só a tentativa de salvar a distribuição de posições e de lugares resultantes dos compromissos do costume? Não teremos nós necessidade urgente de rupturas?

3. Estes apelos aos compromissos nacionais fazem-me sempre lembrar os célebres discursos de Salazar nos seus apelos à unidade nacional. Não sei porquê. Ligue o vídeo aí em cima e descubra por si mesmo as diferenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário