A minha Lista de blogues

domingo, dezembro 26, 2010

Do Pessimismo Irrealista ao Optimismo Deslumbrante

1. O pessimista irrealista pode ser encarnado na pessoa do ex-ministro Medina Carreira. Por muito que alguém lhe tente explicar que o sistema educativo português teve uma melhoria significativa nas últimas décadas na sociedade portuguesa, ele vai sempre dizer que a educação é uma desgraça e que no seu tempo é que era, pois agora ninguém sabe fazer contas. O dr. Medina Carreira é o protótipo dos profetas da desgraça. Um bom representante da espécie que acha sempre que "no seu tempo é que era". Mesmo que esse tempo tivesse sido o da educação salazarista.

2. O pessimista realista é o tipo que vê as coisas negras como elas efectivamente são e não lhes vislumbra saída. O pessimista realista será o tipo que receia a entrada do FMI pois é possível que tal aconteça e não augura nada de bom com a chegada de tão ilustre visitante. O pessimista realista normalmente é um tipo que não é encarado como boa companhia. As pessoas detestam ouvi-lo.

3. O optimista realista é um tipo interessante. Ela não nega a realidade. Sabe inclusive que as coisas estão pretas. Mas sabe também que o mundo é feito todos os dias de múltiplas formas das pequenas e grandes coisas da vida. O optimista realista não é o típico crente na ideologia do progresso. Ele é mais aquele que sabe que são os homens e as mulheres que fazem a História embora muitas vezes não saibam a história que estão em vias de fazer. É o tipo que acredita que a partir do mundo que temos outros mundos são possíveís.

4. O optimista deslumbrado pode ser encarnado na personagem de José Sócrates. O mundo pode estar a desabar à sua volta por todos os lados, que haverá sempre um indicador estatístico ou um qualquer carro eléctrico que o faz transbordar de optimismo. Este tipo de optimista é o optimista perigoso. É aquele que consegue convencer uma boa parte dos que o rodeiam a jogarem-se para o abismo.

5. O tempo precisa urgentemente da espécie optimista realista e de utopias criadoras. Sem as quais a cacofonia da vida quotidiana fica com dificuldade em ganhar sentido. Mas não estou a falar de homens providênciais é claro. Essa foi uma espécie que foi nefasta de mais à história humana. O homem providêncial tem uma adoração especial por "ismos". E isso é tudo o que agora não nos faz falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário