A minha Lista de blogues

terça-feira, junho 01, 2010

O Governo Paternalista do Dr. Emídio e a Oposição que precisa de lembrar que o é

Copiado daqui: http://hortense-morgado.blogs.sapo.pt/13192.html

O QUE É A OPOSIÇÃO

A propósito dum reparo do presidente
na Reunião de Câmara de 26 de Maio



Pela segunda vez, o senhor presidente, Dr. Seruca Emídio, critica a forma como os vereadores da oposição exercem o seu mandato. Da primeira vez, observou ao meu colega Luís Oliveira que o papel do vereador não é o de "fiscal". Agora, afirmou que por eu “andar à procura de pequenas coisas” [pequenas no seu entender, é claro] isso denuncia “existir alguma deformação na função de vereador”. Lamento ver-me obrigada a chamar a atenção do senhor presidente para o que diz claramente a Lei nº. 24/98 de 26 de Maio - Estatuto da Oposição:

Artigo 2º

1 – Entende-se por oposição a actividade de acompanhamento, fiscalização e crítica das orientações políticas do Governo ou dos órgãos executivos das regiões autónomas e das autarquias locais de natureza representativa.
2 – O direito de oposição integra os direitos, poderes e prerrogativas previstos na Constituição e na Lei.
Artigo 3º

2 – São também titulares do direito de oposição os partidos políticos representados nas câmaras municipais, desde que nenhum dos seus representantes assuma pelouros, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade directa e imediata pelo exercício de funções executivas.
Como se pode ler na Lei 24/98, em nenhum local esta confere ao presidente do executivo de qualquer órgão político o direito de definir as regras de actuação dos membros da oposição.

A oposição rege-se, acima de tudo, pelos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa e pelo teor desta lei.

É o que tenho feito e continuarei a fazer e, para tal, tenho o mandato que foi conferido ao Partido Socialista nas eleições locais de 2009.

Sem que me coíba de assinalar o que entendo estar bem feito, continuarei a acompanhar, fiscalizar e criticar o que entenda dever fazer.

De resto, não tenho memória de que, enquanto foi vereador da oposição, o actual presidente da Câmara Municipal de Loulé desenvolvesse o seu mandato a evitar críticas e reparos, ou a louvar os actos do então presidente, Joaquim Vairinhos…

3 comentários:

  1. F. Meireles2:05 da tarde

    O Batão a querer ditar as regras à oposição? É boa! Não é nova, mas é boa!
    Vá lá que o PS parece que tem lá ao menos uma veradora que sabe o que está a fazer.

    ResponderEliminar
  2. É claro que estes vereadores do ps
    sabem o que estão lá a fazer, só ainda não sabem é qem é quem!...
    Vão com calma, mas com persistencia
    chegam lá,basta só acreditar!..
    Sejam VISÍVEIS.
    Os funcionários conhecem-vos?

    maria.

    ResponderEliminar
  3. E será que o Dr. Emídio quer que alguém os conheça?
    De aqualquer forma, parabéns à Vereadora Hortense que teved coragem de chamar os bois pelos nomes!

    ResponderEliminar