A minha Lista de blogues

sexta-feira, junho 11, 2010

A Insustentável Leveza do Ser



- Talvez para ser compensado do desprezo governativo que lhe foi reservado nos últimos anos, o Algarve foi recompensado com o locus do discurso presidencial de 10 de Junho. Não vi as comemorações, nem ouvi os discursos. Dos retalhos de discurso que ouvi deu para perceber alguma coisa. Em primeiro lugar, deu para perceber que o actual Presidente da República nunca foi Primeiro Ministro de Portugal. Olha que equivocado que eu estava, a pensar que tinhamos tido dez anos de Cavaquismo.

- A dicotomia entre "povo" e quem "governa" também foi muito interessante, após 36 anos de Democracia. Vamos lá tratar bem o "povo" senão este dá paulada em "quem governa".

- Depois, deu para perceber que a "situação insustentável" de que os governos de Cavaco e Silva não têm nada que ver, é considerada abusiva, pelo óptimista Sócrates. Como sempre a comparação com o que "se passa lá fora" não pôde deixar de estar presente. A situação não é insustentável, ela é idêntica aquilo que se passa "lá no estrangeiro".

- Depois, deu também para perceber a busca da legitimação do pastoso centrão nos consensos balofos. "Todos" temos que fazer sacrifícios. Empresários e trabalhadores devem estar todos do mesmo lado. Ou esta gente nunca leu Marx, ou Marx nunca existiu. De tanto acompanhar a carreira mitológica de José Mourinho esta gente pensa em gerir o país como se gere uma equipa de futebol. E pluribus unum.

- Depois ainda, Alegre já entrou no discurso do faz de conta. O que Alegre ainda não percebeu é que ao socratinizar o seu discurso faz com que quem o admirava anteriormente lhe perca agora o respeito. A não ser que Alegre queira ganhar eleições com o eleitorado da direita.

- Por último, é sempre giro ver na TV, o povo bem engravatado vaiar Sócrates e endeusar Cavaco. É que este povo engravatado, para além de português, é louletano e isso por si só já faz ganhar Cavaco.

2 comentários:

  1. Queira Deus que a Dona Camilinha do Quiosque tenha filmado o figurão do motorista do senhor presidente do Loulé Concelho, ontem na SIC a insultar os 1º ministro. Dava um bom filme e com os efeitos especiais que só ela sabe fazer, seria candidato aos óscares. Queira Deus...

    ResponderEliminar
  2. João; este é outro dos sublimes textos que o meu amigo dá a rede e que enchem de prazer quem tem a felicidade de lhes chegar!
    Por outras palavras,muito mais modéstas, expressei "quase" o mesmo: a loba direita escondida em pele de cordeiro!

    ResponderEliminar