A minha Lista de blogues

domingo, agosto 16, 2009

Petição Pela Valorização do Pontal

Eu já assinei. Assine você também. O Pontal é de todos nós!

Destinatários: Câmaras e Assembleias Municipais de Faro e Loulé e Parque Natural da Ria Formosa/ICNB

“Petição Pela Valorização do Pontal”

Partilhada pelos concelhos de Faro e Loulé, a Mata do Pontal tem uma área de 627 hectares e constitui um conjunto de ecossistemas de enorme valor natural e paisagístico. Contém uma das maiores manchas florestais de pinhal de uso múltiplo do litoral algarvio e a maior dos concelhos. Constitui igualmente uma das áreas de maior valor natural e paisagístico da orla terrestre do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), compreendendo ecossistemas e uma biodiversidade com valores naturais excepcionais como várias espécies animais e vegetais em grande risco de extinção e algumas únicas a nível mundial, onde se inscreve a Tuberaria Major. Estando inserida no PNRF, partilha com este uma grande sensibilidade ecológica e o respectivo estatuto de protecção internacional através de várias classificações como a de Parque Natural, Zona de Protecção Especial (directiva Aves), Sítio de Interesse Comunitário (directiva Habitats), Convenção de Ramsar (zonas húmidas) e Convenção de Berna (vida selvagem e ambiente). Não obstante a sua importância, esta zona concentra desde há muito em seu redor uma enorme pressão imobiliária, a qual levou já ao desaparecimento de parte da área florestal original para dar lugar a empreendimentos turísticos e campos de golfe. De igual forma, devido a negligências e inércias de vária ordem, a Mata do Pontal continua a ser alvo de acções não compatíveis com os valores naturais em presença, as quais têm contribuído para a sua degradação. Apesar disso, o facto desta área florestal se encontrar ainda num razoável estado de preservação e de apresentar uma fraca ocupação humana, faz dela um espaço natural único, e, sem dúvida, uma área de grande potencial para a conservação da Natureza e desenvolvimento sustentável, através de funções culturais, científicas, de manutenção da saúde, de educação e sensibilização ambiental, de lazer e mesmo económicas para as populações locais, desde que compatibilizadas com os valores naturais em presença. Esta requalificação do espaço natural e a implementação de estruturas com vista à criação de áreas compatíveis com o seu usufruto de forma ambientalmente sustentável pelas populações, vai também constituir uma atracção para as cada vez maiores faixas de turistas que procuram o Turismo de Natureza. A criação e gestão sustentável deste espaço também vai garantir que este recurso ambiental de enorme valor vá permitir o seu usufruto tanto pelas gerações actuais como pelas futuras. Perante os factos acima referidos, vêm os abaixo assinados apelar às entidades referidas que seja criado o Parque Ambiental do Pontal, assegurando desta forma a defesa do interesse público da Mata do Pontal, salvaguardando a valorização dos seus ecossistemas, biodiversidade e paisagens e levando a que a população possa justa e finalmente usufruir em pleno direito de todo o potencial contido neste seu património.

http://www.peticao.com.pt/pontal

Via http://defesadopontal.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Olá João,

    O Movimento de Defesa do Pontal agradece o facto de nos ajudares a divulgar esta Petição.

    Muito obrigado,
    Pedro Abrantes (MDP)

    ResponderEliminar
  2. LOULÉ - Recordar ANOS 60

    Será no sábado, dia 29, em Salir, no Restaurante "Quinta do Cavaco", que se vai recordar Loulé, e não só, nos Anos 60!
    A pretexto de se juntarem numa almoçarada os elementos do conjunto (hoje diz-se banda) "TOP KINGS", o que efectivamente vai acontecer é o recordar, e certamente com algum saudosismo, a década de 60 em Loulé, Quarteira, e um pouco de todo o Algarve!
    Não serão certamente os da foto, o Barão, o Clareza, o Tota, eu e o Zé Palha, que farão a festa!
    Há também o Pepe, o Sérgio Rodrigues, o Paulo Carapinha e julgo que todos os que aparecerem terão estórias para contar!
    Os bailes da Campina, dos Artistas, do Ateneu, da Música Nova e Música Velha, a Esplanada de Quarteira, o Carnaval, as Sociedades Recreativas onde os Top Kings actuaram, as relações com Vitorino, Janita Salomé e Paco Bandeira, os cafés do Calcinha e Isidoro,o Scalet, o General Caca, o nosso professor Clareza, o Adelino dos instrumentos, o Dr. António Pedro e a 1ª. boite de Quarteira, decorada pelo grande pintor Farense, Sidónio de Almeida, o Zequinha Fala Fina, etc.,etc.,etc..
    Venham mais cinco e seja bem vindo quem vier por bem!
    Certamente que não darão o tempo por mal empregado!

    ResponderEliminar
  3. Já assinei a petição. Nº 164.

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge. É por uma boa causa.

    Grande abraço!
    João

    ResponderEliminar