" A destruição do passado - ou melhor,dos mecanismos sociais que vinculam a nossa experiência pessoal à das gerações passadas - é um dos fenómenos mais característicos e lúgubres do final do séc.XX.Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo,sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem " Eric Hobsbawm in A Era dos Extremos,Lx.Presença. Conjuntamente com a História e ao lado colocaria a Filosofia. Não é em vão que as merdas das teorias e modas pedagógicas irradiadas a partir das universidades americanas que mais tarde colonizaram tudo o que foi centro de decisão nos diferentes ministérios de educação de muitos países do mundo andam há anos a reduzir a tempos insignificantes as cargas horárias destas disciplinas nos currículos escolares.O resultado é o panorama triste que temos:cidadãos obedientes e submissos mas capazes de funcionar e produzir na engrenagem económica.Roubaram-nos já a humanidade.Aonde a Esperança ?
" A destruição do passado - ou melhor,dos mecanismos sociais que vinculam a nossa experiência pessoal à das gerações passadas - é um dos fenómenos mais característicos e lúgubres do final do séc.XX.Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo,sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem " Eric Hobsbawm in A Era dos Extremos,Lx.Presença.
ResponderEliminarConjuntamente com a História e ao lado colocaria a Filosofia.
Não é em vão que as merdas das teorias e modas pedagógicas irradiadas a partir das universidades americanas que mais tarde colonizaram tudo o que foi centro de decisão nos diferentes ministérios de educação de muitos países do mundo andam há anos a reduzir a tempos insignificantes as cargas horárias destas disciplinas nos currículos escolares.O resultado é o panorama triste que temos:cidadãos obedientes e submissos mas capazes de funcionar e produzir na engrenagem económica.Roubaram-nos já a humanidade.Aonde a Esperança ?
Boas caro Vitor Aleixo,
ResponderEliminarTalvez por coincidências divinas tive mesmo para pôr a imagem da capa da "Era dos Extremos" no post. Em sintonia plena. Não podia concordar mais.
Abraços
João Martins