A minha Lista de blogues

segunda-feira, setembro 26, 2011

Executivos Autárquicos Homogéneos e Monocolores

O PSD já tem a sua proposta para a reforma do poder local. Quer acabar com os vereadores da oposição e ao mesmo tempo quer os executivos autárquicos mais "homogéneos" e "monocolores". O PS já veio dizer que concorda com essa monovidência pois segundo diz um seu porta-voz, o PSD aproximou-se das suas posições. Jerónimo de Sousa disse hoje e bem que do que se trata é da redução do pluralismo democrático. Eu diria mais. Trata-se de um verdadeiro encolhimento do arco-íris que deveria ser a democracia local. Do PS já nada nos espanta. De um partido que tem em Ricardo Rodrigues, o homem que "retirou" os gravadores aos jornalistas que o entrevistaram em plena Assembleia da República, a personagem que cuida das leis do combate à corrupção e do enriquecimento ilícito nada já se pode esperar. A herança do PS de Sócrates não permite dentro dos próximos tempos qualquer regeneração. Quanto à monopartidarite aguda da gestão autárquica que aí se propõe vir, é mais um golpe na regulação do escrutínio dos poderes públicos locais. Tudo em nome da célebre racionalização, eficácia e eficiência gestionária e claro, da redução da "despesa" . Não vivessemos nós uma espécie de democracia contábil. Por enquanto.

2 comentários:

  1. Vítor Aleixo11:07 da tarde

    Fui autarca no poder e na oposição e a minha experiência diz-me que mais um golpe brutal vai ser aplicado à democracia local.

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor Aleixo,

    Congratulo-me com o seu testemunho. Penso que é uma voz experiente e importante a ser ouvida e a ser levada em conta.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar