A minha Lista de blogues

domingo, fevereiro 17, 2008

Sobre o abate de árvores um pouco por todo o lado: Cidadania ambiental na blogosfera Quarteirense

O último Relatório de Desenvolvimento Humano, de 2007, centra a maior parte da sua atenção nas questões do desenvolvimento sustentável, nas alterações climáticas e nos impactos que estas questões têm nas crescentes desigualdades e assimetrias sociais à escala global.

A Peninsula Ibérica é das zonas da Europa mais afectadas pela seca e pela desertificação, com todos os problemas sociais que isso acarreta.

A consciência ambiental dos cidadãos tem vindo a crescer de intensidade um pouco por todo o globo, sobretudo nos países mais desenvolvidos, os primeiros a serem afectados pelos problemas ambientais. Hoje, o problema põe-se com extrema pertinência em todo o globo pois como sabemos os problemas ambientais locais são problemas globais e os problemas ambientais globais são também eles problemas locais.

Ficou célebre, há uns tempos atrás, a afirmação do presidente da Associação Nacional de Munícipios quando "incitou" a "correr os fiscais do ambiente à paulada".

Felizmente, as jovens gerações e as populações mais escolarizadas não se revêm de todo neste tipo de afirmações e incorporam fortemente os valores ambientais como estruturantes do designado desenvolvimento sustentável.

Deixo-vos com um excelente exemplo de cidadania ambiental, demonstrativo de como as populações andam à frente dos poderes públicos no entendimento do que é a boa qualidade de vida dos seus territórios.

Retirado do blogue Calçadão de Quarteira:

Aqui há cerca de um mês ou mês e meio, foi muito comentada, glosada (e gozada) em Quarteira, a afirmação de Seruca Emídio, em reunião pública realizada cá na cidadezinha enteada de Loulé, de que “ninguém gosta mais de Quarteira” que ele, edil louletano.

Quando se gosta assim tanto de alguém ou de alguma coisa, nada pode dar mais satisfação ao “amante” do que ver feliz e bonito o seu objecto de paixão. Por isso, é costume, em dia de namorados, demonstrar amor, paixão ou simples paixoneta, com uma prenda que contribua para essa felicidade e para essa beleza.

Pois bem, há dias, alguém recordou ao ‘Calçadão’ uma demonstração “do amor” de Seruca Emídio por esta cidade.

E, como amanhã, é «Dia de Namorados», nada mais apropriado que exibir essa prova de amor do nosso presidente de câmara pela nossa cidade, quando mandou abater centenas de árvores na avenida.


ANTES DA PROVA DE AMOR DE SERUCA EMÍDIO



... E DEPOIS DESSA DEMONSTRAÇÃO...



Há imagens que valem mais que mil palavras...

Ps: Pode ver este post na sua totalidade no Blogue Calçadão de Quarteira. A selecção de partes do texto é de nossa inteira responsabilidade.

Continuo apreensivo com a "requalificação" do Parque Municipal de Loulé...

3 comentários:

  1. Excelente a ideia de transcrever esse texto do "Calçadão de Quarteira". Há que divulgar essa situação porque corremos o risco que isso venha a acontecer no Parque Municipal de Loulé!!!

    ResponderEliminar
  2. Ao que consegui saber quantoao parque Municipal:
    1- A Casa do Pombal vai ser a sede da Casa da Cultura de Loulé, aí não haverá abate florestal;
    2- O Skateparque será construído em zona de cedência, exterior ao parque e frente às moradias ali existentes, não sendo essa zona arborizada actualmente.
    Continuarei atento a outras eventuais estruturas que sejam pensadas para o local, mas de momento, não encontro impactos sobre os efectivos vegetais existentes.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sebastião, agradeço a informação. Espero que assim seja para bem de todos nós. Corro debaixo daquelas árvores desde que nasci. A experiência dos factos levantou-me alguns receios. É evidente que a especulação imobiliária anda a rondar o parque...e há os campos de mini-golfe...
    Esperemos que a "requalificação" nos traga mais qualidade de vida.
    À medida que a cidade cresce e se urbaniza mais preciosos são os nossos parques e as nossas árvores.
    Abraços.

    ResponderEliminar