A minha Lista de blogues

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Sobre o abate de árvores um pouco por todo o lado

"Só é conhecido um processo de absorção do dióxido de carbono em larga escala: a fotosíntese das plantas (...) as plantas desenvolvem-se extraindo carbono deste gás. A maior parte do peso de uma árvore, de uma planta ou da mais pequena folha de relva é constituída por carbono obtido desta maneira e, quanto maior é a planta, mais carbono ela tem incorporado.

Isto quer dizer que o efeito de estufa pode ser directamente combatido com vastos programas de florestação. Infelizmente, como de resto é bem conhecido, é exactamente o contrário que tem vindo a acontecer na última década.

As mais prolíferas florestas do globo, as florestas humidas dos trópicos, vêm sendo arrasadas sem qualquer esforço de reflorestação e, pior ainda nem sempre são abatidas para aproveitamento em madeira, utilização que permitiria, ao menos, conservar o carbono armazenado no material lenhoso (...)

Deste modo, a destruição das florestas tropicais está a contribuir para o aquecimento global (...) "
In Steven Yearley, A Causa Verde, 1992, pág. 21.

E nós por cá? Como está o nosso relacionamento com o verde da cidade?

Já li em qualquer lado que Loulé vai recuperar o Parque Municipal. Como se recupera uma coisa que está de boa saúde? Só quem não é utilizador regular do Parque pode falar em recuperação do mesmo. O Parque está bem de saúde obrigado.

O Parque Municipal de Loulé para além de património ambiental da cidade é um autêntico pulmão para quem quer respirar ainda algum ar com o mínimo de qualidade de vida.

Não conheço o projecto e tenho por princípio não críticar aquilo que desconheço. O que não me impede de ficar verdadeiramente apreensivo...

Bom final de semana

3 comentários:

  1. João Santos: Era assíduo frequentador do Parque Municipal. E concordo com vc que ele está bem de saúde. Só que sempre o encontrava praticamente deserto. Se a dira recuperação for no sentido de levar a que a população de Loulé o frequente mais, tudo bem. Mas entendo a sua preocupação...será que vai haver lá lugar a construções? Será isso que chamam de recuperação? Deus nos livre!!!

    ResponderEliminar
  2. As minhas desculpas: chamei-o de João Santos quando queria dizer João Martins

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge...posso-lhe dizer que que o parque é hoje frequentado por pessoas que praticam os mais diversos tipos de desportos...do joggingg ao yoga...o parque está de excelente saúde e sei que o projecto prevê a construção de entre outras coisas... de campos de mini-golfe...isso é que me preocupa...aquelas belas árvores que por ali abundam...esperemos que não...

    ResponderEliminar