A minha Lista de blogues

segunda-feira, abril 09, 2012

Árvores de Todo o Mundo - Avenida Portugal

O título informal de “rua mais bonita do mundo” atribuído à Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, tem origem em Portugal. A fama da Gonçalo se deve ao biólogo Pedro Nuno Teixeira Santos, de Covilhã, que edita o blog A Sombra Verde. Em 4 de março de 2008, ele escreveu o texto com o título que hoje é automaticamente associado à rua porto-alegrense – basta fazer uma pesquisa no Google.

Em Rio Grande, onde estive esta semana, há uma avenida que me chamou muito a atenção logo que cheguei. No canteiro central foram plantadas várias árvores, principalmente plátanos, o que torna mais agradável caminhar pelo meio da avenida – tanto que muitas pessoas o fazem.

Logo que comentei sobre a beleza da avenida, soube seu nome: Portugal. E imediatamente lembrei do Pedro e outros portugueses que tanto amam as árvores, como o
João Martins, de Loulé, que assim como o Pedro, é sócio da Associação Árvores de Portugal.

Abaixo, algumas fotos que tirei desta bela avenida. E considerando que as folhas das árvores já estão com uma coloração bacana agora em abril, no início do outono, peço ao leitor que imagine como estarão lá pela metade de maio…

Nota do macloulé: Tenho uma verdadeira admiração pela cidadania de Porto Alegre como ela está presente em alguns movimentos. Os Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho são um exemplo para todo o mundo. No meu caso, não fiz mais do que aquilo que faria um cidadão minimamente informado. Infelizmente, aparentemente sem grande resultado. O ar dos tempos aqui pela Europa é que é de uma grande crise de inteligência. Obrigado caro Rodrigo do blogue Cão Uivador.

* Não sou efectivamente sócio da Associação Árvores de Portugal mas sinto-me em dívida por não ser. Prometo entrar em contacto com o Pedro Nuno para inscrever os meus filhos Pedro e Miguel.

Aqui: http://caouivador.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário