A minha Lista de blogues

terça-feira, julho 19, 2011

Notas soltas sobre bancarrota e outros devaneios

1. Para se perceber a dimensão da crise e como ela numa era global afecta o local constata-se esta semana que a Câmara Municipal de Loulé não vai organizar a "Noite Branca".

2. Obama disse por estes dias que os EUA não são a Grécia, nem Portugal. O que não abona muito em respeito pelo seu cão de água. Quando o Presidente dos EUA diz uma coisa destas, melhores dias já tiveram os EUA.

3. O Partido Comunista de Loulé emitiu um comunicado contra a higienização da sua propaganda levada a cabo pela Câmara de Loulé. O jornal a Voz de Loulé quis ouvir a outra versão e foi ouvir um responsável da Câmara de Loulé (e escreveu que ia ouvir a outra parte, ou seja a Câmara de Loulé, isto é o que deve fazer sempre o bom jornalismo).

4. Para se perceber a dimensão da crise valeu a pena ver o Prós e Contras de hoje à noite. Ricardo Paes Mamede, João Ferreira do Amaral e Viriato Soromenho Marques de um lado (este último com posições mais "moderadas") e no pólo oposto João César das Neves. Para se perceber a dimensão da crise é preciso ter visto César das Neves (e muito gesticulou o homem, abençoado pluralismo) em minoria e Fátima Campos Ferreira a interpelá-lo como o "mau" da fita. O mundo já não é o que era.

5. Devaneio último: - Vale sempre a pena relembrar esta fabulosa passagem do prefácio de Marx em Para a Crítica da Economia Política: "na produção social da sua existência os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. A totalidade destas relações de produção forma a estrutura económica da sociedade, a base real sobre a qual se ergue uma superstrutura jurídica e política, e à qual correspondem determinadas formas da consciência social. O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, inversamente, o seu ser social que determina a sua consciência."

Sem comentários:

Enviar um comentário