A minha Lista de blogues

domingo, janeiro 30, 2011

Vai a Democracia Resistir ao Capitalismo?



No país em que as propinas universitárias anuais subiram de perto de 3000 euros anuais para perto de 9000 euros anuais, os estudantes revoltam-se em massa (e com razão) descontentes com o regresso à universidade aristocrática medieval. Tenho para mim que o que vai acontecer nos próximos tempos em Inglaterra condicionará fortemente o futuro da Europa Ocidental. A seguir com muita atenção. Hoje foram identificados e presos mais estudantes, em mais um dia de forte protesto. Esta entrevista a um jovem estudante é absolutamente ilustrativa como os media funcionam como os novos cães de guarda do novo capitalismo. Face às chamadas de atenção do jovem para a necessidade de ser perceber o contexto e as causas do protesto, o velho jornalista insiste na desordem causada pelos protestos como o verdadeiro "problema". As imagens centradas na violência já desfocam o espectador comum do que está em jogo na arena pública, mas com jornalismo assim, o mundo não pula nem avança, pois que nada mais resta do que a bola roubada às mãos de uma criança.

2 comentários:

  1. Em Portugal já repararam que a maioria dos jornais são afectos a gente do PSD ? Que os autores do maior roubo efectuado em Portugal são todos desse partido ? Que o Presidente foi apoiado há cinco anos e agora por esses indivíduos ? Que a maioria da Europa é governada pela família politica do PSD ? Algo tem de mudar. Mas não acredito nem no capitalismo selvagem nem nas sociedades comunistas. O Meio termo. É possível ? Acho que sim.
    Man

    ResponderEliminar
  2. Qual meio termo se nos encontramos já a viver numa sociedade radicalizada e extremista em que as elites condenam à pobreza e ignorância tantos milhões por esse mundo fora?Meio termo tínhamos há 20/30 anos e o que foi que nos aconteceu?
    Como recuperar aquilo que nos foi roubado de mansinho,pouco a pouco,democraticamente e com a complacência activa de PSD´s e PS´s, aqui em Portugal ?

    Caceteiro

    ResponderEliminar