A minha Lista de blogues

sábado, maio 08, 2010

Para Além da Esquerda e da Direita



1. Há aspectos da vida económica, política e social dos indivíduos e dos povos que vão para além das questões da ideologia e ultrapassam as fronteiras da esquerda e da direita. Têm a ver com factos e apelam à razão da ideologia do bom senso. Esta semana o Dr. Bota, de quem estou nos antipodas ideologicamente, apelou ao "bom senso" e chamou a atenção do mundo algarvio para a necessidade de se travar as intenções de avançar com as explorações petrolíferas nos mares do Algarve. Não se trata de esquerda ou de direita. Trata-se de bom senso perante os factos que estão em cima da mesa. Obama face a um dos maiores desastres ambientais da história da humanidade (mais um), cancelou todos os investimentos petrolíferos previstos nos mares dos EUA para os próximos tempos. Digo eu aqui no macloulé, que o dr. Bota tem carradas de razão. Não conheço em lado nenhum do mundo a modalidade de "turismo petrolífero", nem creio que seja uma modalidade com futuro. É tudo uma questão de prioridades. Se há turismo não há petróleo no mar. Se há petróleo no mar acabe-se com o turismo. Há opostos que não têm conciliação possível. Estes são desses opostos que não admitem sínteses. Paradoxalmente, circulam pelo Algarve uma quantidade significativa de idiotas interessados que não vêem desta maneira. A maioria são idiotas contemplativos para quem tudo se equivale. Os partidos, esses, no Algarve, da esquerda à direita, têm mais em que pensar. Obrigado Dr. Bota.

2. Vamos admitir que eu estava na situação em que se encontram uma boa parte das famílias portuguesas. Estou endividado até ao tutano e quero comprar um carro de luxo e uma quinta na melhor zona da Quinta do Lago. A minha ideologia de esquerda diz-me que devo ter tantas oportunidades como os mais ricos dos ricos e devo pedir um empréstimo ao banco para endividar os meus filhos e netos para o resto da vida. O meu pragmatismo e bom senso diz-me que devo ser responsável e que não devo deixar dívidas aos filhos que voluntariamente trouxe ao mundo. Há coisas na vida que não têm a ver com a esquerda e com a direita, têm que ver com realidades e possibilidades e com bom senso nas decisões. Com o país à beira da bancarrota, o teimoso autoritário Sócrates, a esquerda comunista e até Louça e o Bloco de Esquerda não querem ver a realidade que nos entra pelos olhos dentro. E não vale o argumento de que se trata de investimento público para criar emprego, pois há outras formas de investimento público que implicam menos riscos. Ferreira Leite tinha razão. Não se pode acrescentar mais dívida ao sobreendividamento. Elementar meu caro Watson.

Sem comentários:

Enviar um comentário